CHARQUEADAS (RS): Presídio eleva casos de Tuberculose na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC:Os casos de Tuberculose em Charqueadas são recorde em todo o Brasil.Foram registrados 220 casos a cada 100 mil habitantes, um número sete vezes maior do que a média nacional. A presença de unidades prisionais na cidade faz com que a Tuberculose continue alta, já que ambientes fechados e aglomerados são mais propícios à transmissão da doença.

Mesmo assim, a população toda precisa ter atenção redobrada com a Tuberculose, já que a doença é transmitida pelo ar, como explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki.

TEC./SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“Todos nós estamos sujeitos a ter Tuberculose, porque todos nós respiramos. Alguns grupos e algumas situações colocam as pessoas em maior risco a ter Tuberculose, adquirir e desenvolver a Tuberculose. Quais são essas situações? Ambientes aglomerados com pouca ventilação, com pouca radiação solar, com número excessivo de pessoas compartilhando o mesmo espaço. Esses ambientes podem propiciar a disseminação do bacilo e a contaminação dessas pessoas.”

LOC: Para minimizar os casos e tratar os detentos com mais facilidade, a prefeitura de Charqueadas precisou se preparar. O investimento em equipamentos e a maior atenção em relação à doença foram ações adotadas para que a cidade deixe o primeiro lugar entre as incidências de Tuberculose em todo o Brasil. A secretária de Saúde de Charqueadas, Cláudia Brum, conta que existem equipes de saúde de prontidão dentro dos presídios para conter a Tuberculose.

TEC./SONORA: Cláudia Brum, secretária de Saúde de Charqueadas.

“A gente tem feito ações dentro dos presídios. Charqueadas tem quatro equipes de saúde prisional, habilitadas pelo Ministério, e essas equipes fazem ações com teste rápido. A gente tem o teste rápido com o equipamento de teste rápido de Tuberculose. O próprio ministério nos contemplou pelo alto índice. Então, eles coletam escarro e é feita baciloscopia.”

LOC: Tosse por mais de três semanas, febre, perda de apetite e emagrecimento podem ser sintomas de Tuberculose. Quem se sente assim deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

 

Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas em saude.gov.br  Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.