CASCAVEL (PR): Hemocentro Regional faz controle diário de sangue e hemocomponentes

Ponto de coleta é o único que atende a microrregião de Cascavel, que engloba 22 municípios

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O despertador toca. O relógio marca sete horas da manhã. De casa, da zona central de Cascavel, até o Hemocentro Regional são cerca de 10 minutos de carro. A ida à unidade ocorre a cada 21 dias, mas a batalha pela vida já dura quase três décadas. Essa é rotina da arquiteta e urbanista VG, de 29 anos, que preferiu não se identificar. Ela tem talassemia major, forma grave da doença que causa a produção imperfeita das hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio. Diagnosticada com um ano de idade, a jovem transfunde três bolsas de sangue especial há 28 anos. Apesar da enfermidade, a paciente conta que leva uma vida normal e ressalta a importância do sangue na sua vida.

TEC./SONORA:
V.G., 29 anos, arquiteta e urbanista.

“Eu vivo normalmente, eu fiz faculdade, fiz pós-graduação, faço atividade física, treino funcional a cada três vezes por semana, saio bastante, vivo normalmente, não tenho nenhuma restrição. Para mim, sangue é literalmente vida, sem o sangue, sem a doação, eu não estaria aqui conversando com vocês, questão de sobrevivência. Para mim, doação de sangue é fundamental, como beber água. Receber sangue é como qualquer pessoa tomando água. Sem o sangue de um estranho, sem a doação, eu não sou ninguém, eu não estaria viva.”

LOC.: A taxa de doação de reposição, aquela em que a pessoa atende à necessidade de um paciente específico, ficou próxima a 24%, na região Sul, segundo dados do Ministério da Saúde. O número é baixo, se comparado a outras regiões do país, como no Nordeste, em que o índice chega a 50%. A cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, atende 22 municípios próximos. Em média, são realizadas de 1.000 a 1.200 coletas por mês no Hemocentro Regional. O diretor da unidade, Antonio Michels, afirma que os estoques de sangue e hemocomponentes são regulados diariamente.

TEC./SONORA: Antonio Michels, diretor do Hemocentro Regional de Cascavel.

“Aqui, nós fazemos diariamente controle dos hemocomponentes. Os hemocomponentes, como eu disse, são aqueles produtos processados a partir do sangue total, hemácias, plaquetas, plasma. Nós fazemos diariamente o controle desse estoque por tipo sanguíneo, inclusive, para que nunca o nosso estoque esteja abaixo do regular, procurando sempre estar no nível bom ou mesmo no nível ótimo. Quase sempre nós conseguimos estoque no nível bom e ótimo.”

LOC.: Em Cascavel, o Hemocentro Regional fica na Rua Avaetés, no bairro Santo Onofre. O serviço de coleta funciona de segunda a quinta-feira, das oito da manhã ao meio-dia e de uma às cinco da tarde. Na sexta-feira, o horário é das oito da manhã ao meio-dia e de uma às três da tarde. Para informações, ligue para 3226-4549. Repetindo: 3226-4549. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente e que salva vidas. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.