CAPANEMA (PR): Vacinação contra HPV continua baixa no município. Meninas entre 11 e 13 anos devem se imunizar

Apenas 33% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município. Capanema precisa imunizar 75% do público alvo da campanha

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com toda orientação sobre a vacina contra o vírus HPV, a segunda etapa da imunização, em Capanema, ainda está baixa. Segundo o ministério da Saúde, 33 por cento das meninas foram imunizadas no município. O número representa somente 143 jovens, de 11 a 13 anos, protegidas contra o papiloma vírus, causador do câncer do colo de útero. A cuidadora de idosos, Andreia Batista, relata a importância da vacina para os filhos. Ela conta que, a filha não teve reação adversa a imunização.
 
SONORA: Cuidadora de idosos, Andreia Batista.
 
 “É muito importante para os nossos filhos. Para amanhã ou depois que ela tiver filhos não ter problema. É muito importante. Ela tomou as duas doses e não teve reação nenhuma”.
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir, em 2015, no estado do Paraná, cerca de mil novos casos do câncer do colo de útero, terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil. A chefe do Setor Epidemiologia, do município de Capanema, Anna Carolina de Souza, espera que, os pais entendam a importância de prevenir as jovens contra o vírus HPV. Ela convida os pais da cidade para imunizar as jovens e retomar a vacinação.
 
SONORA: Chefe do setor de epidemiologia de Capanema, Anna Carolina de Souza.
 
“A gente espera que todo mundo entenda a importância dela na prevenção do HPV e, que procure a unidade de saúde mais próxima. A gente tem as doses, estamos a disposição para fazer, a gente faz todos os dias nas unidades. Espero mesmo que, a população entenda o nosso chamado e tragam as meninas. Cada vez mais cedo a gente tenta prevenir as meninas de entrar em contato com o HPV. Eu convido a população mesmo para junto com a gente a prevenir. Entrar nessa luta contra o HPV. E, estamos a disposição a para qualquer esclarecimento, tanto eu quanto as outras enfermeiras do município. Vamos retomar a vacinação”
 
REPÓRTER: Para se imunizar, as jovens de 11 a 13 anos, de Capanema, devem se apresentar na unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. Não é necessária autorização dos pais para tomar a segunda dose da vacina. A imunização pode ser encontrada em qualquer um dos cinco postos de saúde do município, sendo dois desses, na zona rural. Equipes móveis também vão as regiões vizinhas que não possuem unidades de imunização. Os locais funcionam de segunda a sexta, das sete e meia da manhã até às quatro e quarenta e cinco da tarde. 
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.