CANCRO MOLE: Saiba mais sobre a doença que facilita a infecção pelo vírus do HIV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O cancro mole é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria que causa feridas nos órgãos sexuais dos homens e das mulheres. Os primeiros sintomas como: dor de cabeça, febre e fraqueza aparecem de três a 13 dias após a relação sexual sem o uso da camisinha. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus no pênis, na vagina ou no ânus, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade. O cancro mole ocorre com maior frequência nos homens e a sua existência aumenta a possibilidade de transmissão do vírus HIV. Para a diretora adjunta do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, a população deve ficar atenta a cuidados essenciais para não contrair a doença.
 
SONORA: diretora adjunta do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Adele Benzaken
 
“A forma de evitar é pelo uso do preservativo em todas as relações sexuais do início ao fim da relação. Ou seja, não ter nenhum contato seja no sexo oral, anal e vaginal, sem o uso do preservativo. As IST’s, elas estão muito relacionadas, também, com o aumento no número de parceiros sexuais. Então, é importante o uso do preservativo e em alguns casos, redução no número de parceiros sexuais.”
 
REPÓRTER: Se você percebeu ou sentiu qualquer sinal ou sintoma do cancro mole, é recomendado que procure um profissional de saúde mais próximo de casa, para o diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado.O cancro mole é tratado com o uso de antibióticos que são disponibilizados pelas unidades básicas de saúde de cada município. Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis para os pacientes infectados com a doença, acesse a página www.aids.gov.br/cancromole
 

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.