CÂNCER DE PELE: Saiba como evitar o câncer de pele

CÂNCER DE PELE: Saiba como evitar o câncer de pele

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio -

REPÓRTER: A trabalhadora rural Maria Aparecida Miranda, de 51 anos, mora em Viçosa, Minas Gerais. Desde muito jovem ela trabalha na lavoura debaixo do sol, mas foi só depois que descobriu que tinha câncer de pele é que passou a tomar cuidado.

SONORA: trabalhadora rural – Maria Aparecida Miranda

"Toda vida eu trabalhei na zona rural. Eu nunca conheci o protetor solar. Deu uma mancha roxa na minha perna e começou a sangrar. Primeiramente, estava parecendo uma tatuagem. Pra mim, era uma pinta normal porque eu sou muito branca. Aí depois ela foi crescendo. Eu estava fazendo uns exames e fui marcar outro exame, só que eu fui de bermuda. Aí um dentista viu e ficou preocupado. Eu nem sabia o que era dermatologista. Aí uma dermatologista mandou fazer uma pequena cirurgia pelo SUS e fui muito bem atendida."

REPÓRTER: O chefe do serviço de dermatologia do Inca, Instituto Nacional de Câncer, Dorival Lobão, explica como identificar um possível caso de câncer de pele.

SONORA: chefe do serviço de dermatologia do Inca – Dorival Lobão

"Qualquer tipo de ferimento que apareça na sua pele, principalmente em áreas expostas ao sol naturalmente, que são: cabeça e pescoço, dorso das mãos. Qualquer ferimento que permaneça sem cicatrizar no período de 15 dias, pode achar que é uma lesão suspeita, portanto, deve ser procurado um médico. Isso é em relação ao câncer de pele não melanoma. Em relação ao câncer de pele melanoma, que são aquelas pintas bonitinhas pretas brilhante irregular, que começa a mudar de formato e começa a ter alguns sintomas, como: coceira, sangramento e as bordas se tornam mais irregulares e mudando de cor. Tudo isso, você deve ficar alerta e procurar um especialista."

REPÓRTER: De acordo com o chefe do serviço de dermatologia do Instituto Nacional de Câncer, Dorival Lobão, o fundamental para se prevenir do câncer de pele é se proteger do sol.

SONORA: chefe do serviço de dermatologia do Inca – Dorival Lobão

"Todos esses cânceres de pele, a principal causa é o sol. É fundamental que as pessoas se protejam do sol e fujam do sol sempre que possível. Na impossibilidade disso, utilize filtro solar. O SUS oferece todo tipo de tratamento e todo serviço de dermatologia do SUS, a gente acompanha e trata todos os tipos de câncer de pele."

REPÓRTER: A estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, é que a cada 500 mil casos de câncer, ou seja, meio milhão, pouco mais de 125 mil serão de câncer de pele. Para saber mais, acesse o site do Instituto: www.inca.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.