CAMPINA GRANDE (PB): Armazenamento de água de maneira errada atrai mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

População costuma usar toneis de cimento para estocar a água, já que o material é mais barato do que as caixas d´água de plástico

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Por causa da seca no Nordeste, é comum as pessoas armazenarem água para beber, por exemplo. Isso acontece muito em Campina Grande. Mas a água tem que ser armazenada de maneira correta, senão o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya encontra condição ideal para se reproduzir. Em Campina Grande, a população costuma usar toneis de cimento para estocar a água, já que o preço desse tipo de reservatório é bem mais barato do que as caixas d´água de plástico. Só que não existem tampas que vedem bem a boca desses tonéis e o mosquito acaba entrando e colocando os ovos lá dentro, como destaca a Coordenadora de Vigilância Ambiental de Campina Grande, Rossandra Oliveira

TEC/SONORA:
Rossandra Oliveira, Coordenadora de Vigilância Ambiental

“O maior encontro de focos é neles. Até porque as pessoas colocam alguma coisa em cima para tampar, mas não veda. E o mosquito não precisa de um grande buraco. Nós estamos falando de um mosquito pequeno que vai passar em qualquer frecha que você deixar e vai depositar os ovos dele lá.”

LOC: Para diminuir a proliferação do mosquito transmissor em Campina Grande, cerca 230 agentes de endemias ensinam à população a maneira correta de armazenar água. A equipe visita mais de cento e oitenta mil imóveis em toda a cidade. A técnica em enfermagem Divanilda Ferreira, de 55 anos, já teve Dengue. Ela mora no Jardim 40 e pede aos outros moradores que tomem mais cuidado e não deixem o mosquito nascer.

TEC/SONORA:
Divanilda Ferreira, técnica em enfermagem
“Que as pessoas se conscientizem e não armazenem água sem tampar os recipientes. Não acumular lixo. E sempre que houver algum excesso de lixo, comunicar ao setor para que possa ser recolhido.”

LOC: Campina Grande está em alto risco de infestação do mosquito, segundo o Ministério da Saúde. Então cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o mosquito e ficar livre da Dengue, Zika e Chikungunya, limpando a casa e cuidando para que nada acumule água. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.