CAMPESTRE DE GOIÁS (GO): Cidade registra 181 suspeitas de dengue e deve intensificar ações de combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Campestre de Goiás é um dos municípios brasileiros considerados pelo Ministério da Saúde como prioritário no combate ao Aedes aegypti. Até agora, são 181 casos suspeitos de dengue na cidade, que é vizinha do município de Trindade. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, o número é alto, já que Campestre tem apenas três mil e 300 habitantes. A dengue é transmitida pelo Aedes, mosquito que também causa a Zika e febre chikungunya. Para diminuir os casos de dengue na cidade, cerca de 15 agentes de saúde e endemias visitam as casas da população para orientar sobre as formas de eliminar os criadouros do inseto. O Tenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges é assessor da Sala de Coordenação e Controle de Goiás, que tem como objetivo organizar e ajustar todas as estratégias de combate ao Aedes no estado. Ele pede para que a população abra as portas de casa e colabore com o trabalho dos agentes.

 

SONORATenente Coronel de Bombeiro Militar Carlos Borges, assessor da Sala Estadual de Coordenação e Controle

 

“A gente pede à população goiana para que abra para essas pessoas que estão fazendo essas operações nos dias que estiverem no seu bairro, porque, se uma casa estiver fechada e lá tiver um foco, ela pode contaminar um raio de cem metros. E isso pode pôr a perder todo o serviço que foi feito no município”.

 

SONORA: O Centro de Campestre é um dos lugares onde os agentes de saúde mais encontram focos do mosquito. É possível saber sobre a situação de infestação do Aedes no seu bairro pelo site da Secretaria de Saúde de Goiás, através do ícone ‘Conecta SUS’. Mas também é preciso ficar atento sobre as formas de combate ao mosquito: além de receber os profissionais em casa, o Ministério da Saúde sugere que você reserve 15 minutos por semana para fazer uma faxina em casa e eliminar os criadouros que você encontrar. Essa é uma medida simples, mas muito importante para evitar que o Aedes se multiplique. O diretor de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, pede para que a população colabore na luta contra o mosquito.

 

SONORA: Antônio Nardi, Diretor de Vigilância em Saúde

 

“Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte e reservando 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa casa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.  

 

REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.