CAMBÉ (PR): Cerca de 116 casos de dengue foram confirmados no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Até o momento, 116 casos de dengue foram confirmados em Cambé. Para diminuir o número de casos, o município intensifica ações nos 123 bairros da cidade para combater o Aedes, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika. Em Cambé, 165 homens atuam nas visitas domiciliares para conscientizar os moradores a também participarem do combate ao mosquito. Floripes Bernardi mora na Avenida Inglaterra, localidade com alta infestação do Aedes. Ela tem vizinhos que já tiveram dengue e conta que é cuidadosa em casa.
 
SONORA: doméstica, Floripes Bernardi
 
“Ele olha se tem água parada, se tem vaso com pote embaixo. Eles podem ver se o vizinho tem ou não tem cuidado. A gente cuida mais que a gente pode.”
 
REPÓRTER: Dos 132 bairros de Cambé, Jardim Silvino, Jardim Ana Rosa e Santo Amaro estão entre as localidades com maior infestação do Aedes. A secretária de saúde de Cambé, Maria Sarzi, pede aos moradores que abram as casas das portas aos agentes comunitários saúde para evitar criadouros do mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika.
 
SONORA: secretária de saúde, Maria de Brito Lô Sarzi
 
“Moradores de Cambé, nós estamos na luta contra a dengue, Zika e chikungunya e precisamos muito que vocês colaborem com a entrada dos agentes de endemias, agentes comunitários, que vão junto com vocês estar identificando os possíveis focos que podem ser mosquito Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Ligue na ouvidoria da Secretaria de Saúde de Cambé no número 3174-0344. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.