CALÇOENE (AP): Município está em situação de risco em relação à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Neste ano, Calçoene notificou dez casos de Dengue, sendo que apenas seis foram confirmados. Até o momento, o município não teve nenhum registro de Chikungunya ou de Zika. Porém, de acordo com o último levantamento feito, o índice de infestação do mosquito no município foi de 4,8%, número bem superior do que é permitido, que é de até 1%. Por isto, é preciso que todos continuem fazendo a sua parte e não permitam que o mosquito nasça. É o que explica a secretária de Saúde de Calçoene, Maria de Jesus Sousa Caldas.

TEC/SONORA: Maria de Jesus Sousa Caldas, secretária de Saúde de Calçoene.

“O mosquito só se cria se nós oferecermos condições para isso. Tem que ter mesmo um compromisso da população com o poder público, porque, se não, nós não vamos conseguir derrotar este mosquito assim tão fácil.”

LOC: Bom, todo mundo já conhece o que fazer para eliminar os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Agora, o que a população de Calçoene deve fazer é se unir e continuar tomando medidas de prevenção, como explica a Coordenadora da Equipe de Controle do Mosquito, Roseides da Luz Silva.

TEC/SONORA: Roseides da Luz Silva, coordenadora da equipe de controle do mosquito.
“Vamos nos unir, vamos vestir a camisa, porque, sem a ajuda do morador, o nosso trabalho é em vão.”

LOC: Mas e você, sabe a diferença entre a Dengue, a Zika e a Chikungunya? Bom, as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, mas cada uma delas tem as suas particularidades, explica o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz.

TEC/SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“A Zika tem a transmissão sexual, isto é importante, principalmente, para as mulheres na idade reprodutiva, porque elas podem se contaminar com o vírus da Zika por uma relação sexual desprotegida. Quanto à gravidade a mais preocupante de todas é a Dengue. A Dengue continua sendo aquela doença que mata uma pessoa ao final de quatro a cinco dias. E a doença que dá dor articular intensa seria a Chikungunya. Mas obviamente que o médico é aquele profissional habilitado para fazer a diferença clínica entre as três doenças.”

LOC: Lembrando que cuidados simples e de rotina podem salvar vidas, afinal, sem o mosquito, não há ameaça. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate à Dengue, à Zika e à Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.