CAJAZEIRAS (PB): Cidade está em situação de risco para infestação do mosquito da Dengue pelo quarto ano seguido

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Cajazeiras enfrenta uma situação complicada no final de 2016. O cenário não é novidade para a cidade. É o quarto ano consecutivo em que o Ministério da Saúde classifica o município como em situação de risco para a infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Em 2016, na Paraíba, foram registrados mais de 35 mil casos de Dengue, mais de quatro mil de Zika e mais de 19 mil casos suspeitos de Chikungunya. Para reverter o quadro, é fundamental que a população faça a sua parte. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, relembra o motivo da importância da população realizar vistorias em casa, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito.
 
TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde
 
“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”.
 
LOC: Além de Cajazeiras, outras oito cidades do estado se encontram em situação de risco ou de alerta.  A orientação do ministério é de que a população tire 10 minutos semanais para fazer a checagem em casa, procurando locais com água parada. A medida previne de uma vez só as três doenças. Os depósitos de água – como tonéis, tambores e caixas d’água – foram os principais tipos de criadouro do mosquito encontrado nos municípios nordestinos, segundo o ministério. Para mais informações sobre os cuidados necessários e sobre a Dengue, Zika e Chikungunya acesse:  saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.