CAICÓ (RN): UBS e escolas têm peça teatral sobre o Aedes

Agentes comunitários de saúde estão realizando peças de teatro nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas de Caicó. O objetivo é conscientizar a população sobre como prevenir e combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e o Zika. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Agentes comunitários de saúde estão realizando peças de teatro nas Unidades Básicas de Saúde e nas escolas de Caicó. O objetivo é conscientizar a população sobre como prevenir e combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e o Zika. Durante as apresentações, os agentes comunitários de saúde mostram as características do mosquito, os locais que ele pode nascer e também distribuem panfletos informativos. Caicó tem 144 agentes comunitários realizando visitas domiciliares nos 38 bairros e três distritos do município.  Betânia Matos é moradora de Cerrote Branco, um dos bairros com alta infestação do Aedes, em Caiacó. Ela  acredita que, as visitas dos agentes podem convencer a vizinhança a também combater o mosquito dentro das casas.
 
SONORA: doméstica, Betânia de Bezerra Matos
 
“Têm muitas pessoas tem muitas pessoas que não tem consciência, sabe o que pode acontecer, mas não faz a coisa certa. Sempre a gente precisa de orientações para você ter mais cuidado.”
 
REPÓRTER: Em Caicó, quatro carros fumacês estão percorrendo pontos que possuem foco do mosquito. Além de Cerrote Branco, Nova Caicó, Acampamento, Nova Descoberta e Barra Nova também estão sofrendo com infestação do Aedes. A secretária Adjunta de Saúde, de Caiacó, Valmira Araújo, pede aos moradores do município que abram as portas das casas para a inspeção dos agentes de combate ao mosquito.
 
SONORA: secretária adjunta de saúde, Valmira Bezera de Araújo
 
“A Secretaria de Saúde de Caicó faz um apelo a toda a população para que continuem recebendo os agentes de saúde e de endemias em suas residências. Os agentes têm informações que ajudam a deixar suas casas livres do foco do mosquito Aedes, evitando assim a transmissão do vírus da dengue, do Zica e da chikungunya. Abram as portas.”
 
REPÓRTER: Não basta apenas ouvir as informações dos agentes sem colocá-las em prática. O ideal é que, o combate ao Aedes seja realizado de forma rotineira pelas famílias, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
 SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
 “O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de casas fechadas ou de terrenos baldios em Caiacó basta ligar no número 136. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.