Divulgação
Divulgação

Cai o número de doadoras e de leite materno no estoque do Banco de Leite Humano de Uberaba

Os dados da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) também apontam diminuição de 27% no número de doadoras da unidade

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano (BLH) de Uberaba registra queda de 33% no volume de leite materno coletado entre janeiro e abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) também apontam diminuição de 27% no número de doadoras da unidade.  

A situação dos estoques dos Bancos de Leite Humano e dos Postos de Coleta de Leite Humano no país piorou com a pandemia do novo coronavírus. A nível nacional, houve redução de 5% na quantidade de mulheres que contribuem com a doação de leite materno, de acordo com o Ministério da Saúde. 

O órgão ressalta que é possível reverter a tendência de queda nas doações mesmo em meio à crise da Covid-19. Para isso, o ministério diz que basta que mães e Bancos de Leite Humano tomem cuidados básicos de higiene. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis primeiros meses de vida. Infelizmente, muitas mães não podem amamentar os filhos, sobretudo aqueles que nascem prematuros e/ou de baixo peso e ficam internados em Unidade Neonatal. 

Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, afirma que uma simples doação de leite materno tem potencial para fazer a diferença. 

“Algumas mães acreditam que o leite materno que produzem não é suficiente para doação. Qualquer quantidade de leite materno é suficiente para doar. Alguns recém nascidos, dependendo das condições de saúde e de nascimento, podem precisar de quantidades tão pequenas como 1ml de leite materno.”

Da capital do estado, Belo Horizonte, vem o exemplo de Luiza Freire Vidigal, 33 anos. A engenheira doa leite materno desde o nascimento do primeiro filho, o Henrique. Ela conta que faz o gesto em retribuição ao tratamento que recebeu da equipe do Banco de Leite Humano e pela consciência em ajudar outras mães e bebês. A doadora faz um apelo para que outras mamães se juntem a ela. 

“Doação de leite materno não custa nada. É o seu leite que está sobrando. O pessoal do Banco de Leite Humano busca em casa, não precisa nem ir lá. É gratificante! A mãe que puder ser uma doadora, vale muito a pena, pelo outro, por você, é só bem pra todo mundo.”

O Banco de Leite Humano de Uberaba está localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira, nº1.160, Parque do Mirante. O Banco de Leite Humano funciona para coleta presencial ou caso alguma mãe queira tirar dúvidas sobre amamentação, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. Há coleta domiciliar, ao menos uma vez por semana. Para se cadastrar, basta ligar no telefone (34) 3332-0559. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.