CAETÉS (PE): Armazenar água de maneira errada pode causar infestação do mosquito da Dengue

8 agentes de endemias vistoriam cerca de quatro mil imóveis nos cinco bairros do município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Por causa da seca no Nordeste, muitas famílias de Caetés precisam armazenar água para beber e cozinhar, por exemplo. O problema é que se essa água não for armazenada corretamente, outro problema tão grave quanto a falta de água pode aparecer: a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. É importante que cada morador da cidade, quando for estocar água, tampe bem os reservatórios para o mosquito não ter aonde colocar os ovos, como ressalta a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Caetés, Wisley da Silva.

TEC/SONORA: Wisley da Silva, Coordenadora de Vigilância em Saúde

“As pessoas armazenam muita água em depósitos. Mas a maioria não tem a consciência de manter os reservatórios fechados. E para vencer a Dengue, Chikungunya e Zika, só a equipe de saúde não é suficiente. É preciso que a população esteja junto conosco para combater o mosquito.”

LOC: Para ajudar a população a eliminar o mosquito transmissor, oito agentes de endemias vistoriam cerca de quatro mil imóveis nos cinco bairros do município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O problema é tão grave, que até os agentes de endemias estão sendo vítimas do mosquito. Foi o que aconteceu com Tiago da Silva de 32 anos. Ele acabou sendo picado e teve Zika.

TEC/SONORA: Tiago da Silva, agente de endemias

“No primeiro mês eu fiquei com muita fraqueza no corpo. Eu não tinha força para nada, nem para segurar um copo com água. A minha pressão baixou, o sangue sumiu de vez, os dedos das mãos ficaram pretos e me colocaram no oxigênio. Foi tanta dor no corpo, que até hoje eu reclamo.”

LOC: Segundo levantamento do Ministério da Saúde, Caetés está em risco de infestação do transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Cohab, Rua Nova e o Centro da cidade são os bairros que mais sofrem com a presença do mosquito. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.