BURITI DOS LOPES (PI): Vacinação contra HPV continua baixa no município. Meninas entre 11 e 13 anos devem se imunizar

Apenas 18% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Buriti dos Lopes. Município ainda precisa proteger 57% do público alvo da campanha

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Buriti dos Lopes vacinou apenas 18 por cento das adolescentes do município contra o HPV. A meta do ministério da Saúde é de imunizar, pelo menos, 75 por cento das jovens que têm entre 11 e 13 anos, de todo o Brasil. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, o papiloma vírus é o principal causador do câncer de colo de útero, que está na lista dos que mais mata mulheres no país. A estudante, Maria Vitória de Sousa, de 13 anos, moradora de Buriti dos Lopes, relata como foi tranquila a experiência de tomar a vacina.

SONORA: Maria Vitória de Sousa, estudante.

“Eu estive até meio nervosa, só que aí tranquilo depois. Não aconteceu nada não. A pessoa não deve ficar insegura para poder tomar. Para não ter nenhuma doença, nenhum tipo de problema.”

REPÓRTER: O Instituto Nacional do Câncer, ressalta que, o câncer de colo de útero é a quarta maior causa de morte entre as mulheres brasileiras e, que só no Piauí, devem surgir 400 novos casos da doença, em 2015. A vacina contra o HPV é a forma mais segura de prevenção contra este câncer. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch, ressalta a importância das jovens tomarem as vacinas.

SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch.

"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave."

REPÓRTER: A vacinação contra o papiloma vírus é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. As jovens que desejam se vacinar não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberem a segunda dose. Basta levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade em um dos postos de saúde, de Buriti dos Lopes.

Reportagem Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.