BURITI DOS LOPES (PI): Município precisa atingir meta nacional na vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aproximadamente 508 meninas do município de Buriti dos Lopes que têm entre 11 e 13 anos de idade precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. O vírus que é o principal causador do câncer de colo do útero pode ser evitado com a vacinação que é feita em três etapas. A terceira dose da vacina vai estar disponível a partir de 2020 para meninas de 16 a 18 anos. Só está imune ao vírus quem toma as três doses. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o que é o HPV e aponta os principais riscos do vírus.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde. Jarbas Barbosa.
 
“Olha, o HPV é um vírus, o vírus do papiloma humano. Ele é um vírus muito disseminado no mundo inteiro. Se estima que pessoas adultas, de cada 100 pessoas, 95 tiveram já um contato com o HPV. O HPV é considerado no mundo inteiro como a principal causa por alguns tipos de câncer, principalmente o câncer do colo do útero.”
 
REPÓRTER: Pelo menos 75 por cento das jovens de Buriti dos Lopes devem ser vacinadas para que o município atinja a meta estabelecida pelo ministério da Saúde. Apenas 18 por cento das adolescentes da cidade receberam a segunda dose. As vacinas estão disponíveis nas nove unidades de saúde locais. As famílias que têm meninas na faixa etária da vacinação, que é de 11 a 13 anos, não podem deixar de levar as meninas para tomarem a vacina. A secretária municipal de saúde de Buriti dos Lopes, Elciane Castelo Branco, faz um convite especial para as meninas da cidade buscarem a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Secretária municipal de saúde, Elciane Castelo Branco.
 
“Alô meninas de Buriti dos Lopes! Eu sou a secretária de saúde de Buriti dos Lopes, Elciane. Gostaria que vocês comparecessem as unidades de saúde, para tomarem a segunda dose da vacina do HPV. Meninas entre 11 e 13 anos, vamos lá tomar a vacina! Vamos combater e prevenir o câncer de colo do útero. Obrigada.”
 
REPÓRTER: O HPV é um vírus sexualmente transmissível, e pode infectar pelo contato sexual, não necessariamente pela relação sexual. As meninas que tomarem as três doses da vacina contra o HPV estarão protegidas contra o vírus e contra o câncer de colo do útero antes mesmo de iniciarem a vida sexual.
 
Reportagem, Lívia Bruno

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.