BRASÍLIA: Cármen Lúcia critica dados precários dos tribunais

A ministra Cármen Lúcia  também solicitou aos presidentes dos Tribunais que informem, até a próxima terça-feira, 13, quantos magistrados estão de licença e por quais motivos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -

REPÓRTER: Com o inesperado e veemente tom de cobrança, a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal de Justiça (STF), ministra Cármen Lúcia, esteve reunida na última sexta-feira em Brasília com os presidentes dos tribunais de Justiça para tratar de providências necessárias para a melhoria da prestação da Justiça nos estados. Falando com ênfase, a ministra abriu o encontro afirmando que o Brasil precisa de “clareza e certeza” em relação aos dados fornecidos pelos tribunais, e reclamou de erros em dados repassados pelos tribunais ao Conselho.
 
Carmen Lúcia adiantou que baixará portaria tornando obrigatório o evnvio de todas as movimentações processuais dos tribunais ao CNJ. Durante o encontro, a presidente adiantou também que tornanrá obrigatória  a participação dos tribunais no chamado ‘Selo Justiça em Números’, que reconhece as unidades que investem na gestão da informação concedida anualmente aos tribunais. 
 
Ela reforçou que é preciso que as informações sejam bem especificadas, com o número de processos novos, julgados e pendentes, além de informações sobre presos e juízes.  A ministra Cármen Lúcia  também solicitou aos presidentes dos Tribunais que informem, até a próxima terça-feira, 13, quantos magistrados estão de licença e por quais motivos. A presidência do CNJ quer saber quantos desses magistrados estão no país e quantos estão no exterior. Deverá ser esclarecido o motivo dessas licenças, se para tratamento de saúde ou para interesse próprio, assim como o número total de comarcas existentes e de comarcas vagas. 
 
Com informações do CNJ, reportagem, Storni Jr

Receba nossos conteúdos em primeira mão.