BRASIL: Estão abertas as inscrições para trabalho voluntário com refugiados

Apenas neste ano, o país já recebeu mais de 10.500 solicitações de refúgio

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério da Justiça e Segurança Pública está selecionando voluntários para ajudar em transcrições de áudios de entrevistas dos solicitantes de refúgios, investigações e diagnósticos dos aspectos geopolíticos de países de origem dos refugiados. Entre os requisitos para o trabalho voluntário estão: ter conhecimento avançado em inglês, francês e/ou espanhol, ser graduado ou ser estudante de nível superior. De acordo com o coordenador do Comitê Nacional para os Refugiados, José Augusto Tomé Borges, este trabalho vai durar três meses, mas tem a possibilidade de ser prorrogado.

TEC./SONORA: José Augusto Tomé Borges, coordenador do Comitê Nacional para os Refugiados do Ministério da Justiça.

"Só neste ano a gente já recebeu mais de 10.500 solicitações de refúgio. Então assim, a nossa demanda, que já é grande pelas estatísticas, tem aumentado, está cada vez maior. Por isto nós estamos tendo esta iniciativa do voluntário, a princípio por este período de três meses, podendo ser prorrogado."

LOC.: Matheus Santos Virgilio, estudante de Relações Internacionais, é estagiário do Ministério da Justiça e já foi voluntário. Ele dá mais detalhes de como foi esta experiência.

TEC./SONORA: Matheus Santos Virgilio, estudante de Relações Internacionais.

"Você realmente aprende a trabalhar com pessoas, você está cuidando da vida de um ser humano, é muito bom."

LOC.: A preferência é por universitários e graduados em Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais ou Políticas e Serviço Social. As atividades estão previstas para começar no dia 14 de agosto. A disponibilidade mínima é de 12 horas semanais. O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai emitir um certificado com as atividades exercidas pelo colaborador. Para participar da seleção, o candidato deve enviar um email com o currículo em anexo para rsd.conare@mj.gov.br. As respostas serão dadas até 6 de agosto.

Reportagem, Cintia Moreira.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.