BRASIL: Decreto simplifica serviços públicos para atendimento ao cidadão

A apresentação de documentos autenticados, certidões e outras informações que constem em base de dados do governo vão ser dispensadas

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O governo federal publicou um decreto no Diário Oficial da União que simplifica a prestação de serviços públicos. A partir de agora, a apresentação de documentos autenticados, certidões e outras informações que constem em base de dados do governo vão ser dispensadas. É o que explica o chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral da União, Marcos Lindenmayer.

TEC./SONORA: Marcos Lindenmayer, chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da CGU.

"De agora em diante o cidadão, por exemplo, quando vai se endereçar a administração pública solicitando um serviço. A administração não vai precisar fazer várias vezes a mesma requisição do mesmo documento. A ideia é que, se o documento ou aquela informação já se encontre na base de dados da administração pública, a administração pública primeiramente deva ir atrás deste documento na sua base de dados e depois, então, solicitar ao cidadão caso ela não disponha desta informação. A regra é a não exigibilidade da autenticação de documentos, salvo se houver a obrigatoriedade legal ou se houver alguma dúvida fundada sobre a autenticidade destes documentos."

LOC.: Para isto, serão implantadas soluções tecnológicas para melhorar as condições de atendimento e de compartilhamento das informações. O decreto torna a administração pública mais unificada, permitindo a integração de políticas e instituições com o compartilhamento de informações. De acordo com a norma, as instituições públicas responsáveis pelas bases oficiais orientarão sobre o acesso aos demais órgãos interessados. Caso as informações do cidadão ou de empresas sejam sigilosas, será necessária autorização do usuário do serviço público.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.