BRASIL: Aplicativo Sine Fácil facilita busca por emprego

A ferramenta avisa os trabalhadores sobre oportunidades de acordo com localidade e perfil profissional

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Ministério do Trabalho lançou, nesta terça-feira (23), o aplicativo Sine Fácil, que permite ao trabalhador encontrar, vagas de emprego adequadas ao seu perfil. A ferramenta leva ao cidadão os serviços do Sistema Nacional de Emprego, o Sine a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets. De acordo com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, são mais de 50 mil vagas de trabalho por dia.

TEC./SONORA: Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho.

“O sistema Sine tem disponível na faixa de 50 mil vagas diárias para o trabalhador. Então, certamente, um grande número destes trabalhadores não consegue se dirigir até uma agência, pela própria inexistência de uma agência Sine no seu município. Agora estes trabalhadores, através do aplicativo e o Portal Emprega Brasil, poderão ter acesso a estas vagas disponíveis.”

LOC.: Para poder usar o aplicativo, o cidadão deve ter um código de acesso, o QR Code, que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, nas unidades de atendimento do Sine, no termo de homologação que ele recebe no ato da rescisão de contrato ou na solicitação do seguro desemprego. Para o gerente de produtos do Ministério do Trabalho, Humberto Koury Mattar, a ferramenta vai trazer mais comodidade para aqueles que estão atrás de uma vaga de emprego.

TEC./SONORA: Humberto Koury Mattar, gerente de produtos do Ministério do Trabalho.

“A gente vai consegui reduzir as filas, a burocracia, vai entregar uma maior comodidade para aquele trabalhador que está buscando um trabalho, que está querendo acompanhar como e que está o seu seguro desemprego, todo o acesso ao Ministério do Trabalho.”

LOC.: O aplicativo indica vagas de emprego de acordo com o local de residência e perfil profissional do trabalhador. Por meio dele também será possível consultar o abono-salArial. A ferramenta é gratuita, está disponível na versão para Android e em breve, vai estar disponível para iOS. O Portal Emprega Brasil, também foi lançado nesta terça-feira, vai trazer ofertas de vagas, cursos de qualificação profissional, concessão de seguro-desemprego, entre outras informações. O principal objetivo é reduzir a necessidade de o trabalhador ir a um posto de atendimento para requerer os serviços do Ministério do Trabalho.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.