REPÓRTER: A campanha de vacinação contra o HPV está na segunda fase. Meninas com idade de 11 a 13 anos já podem tomar a segunda dose da vacina e se proteger contra o câncer do colo do útero. No município de Bonito, a equipe da Saúde da Família está aplicando as duas doses da vacina das sete às 11h da manhã, e de uma às cinco horas da tarde, no posto móvel que percorre diversos pontos do centro da cidade. No início da segunda fase, os agentes de saúde enfrentaram dificuldades devido a informações de que, a vacina causava reações graves. A coordenadora de Imunização da cidade de Bonito, Josilene Cristaldo, faz um alerta aos pais sobre a importância da vacina para as jovens.
SONORA: Coordenadora de Imunização – Josilene Cristaldo
“Tomem consciência que você está protegendo a sua filha, visto que hoje o maior índice de mortalidade entre as mulheres é o câncer de colo uterino, então que a mãe se coloque no lugar da filha e que a proteja, assim ela estará provando que realmente ama sua filha.”
REPÓRTER: Rita Conceição, levou a filha, Érica Vitória, de 12 anos, para tomar a segunda dose da vacina. Ela conta que, a menina não sentiu nenhuma reação adversa.
SONORA: Rita Conceição, Mãe da adolescente
“Não houve nenhuma reação, foi tudo bem, ela tomou as duas doses, não houve nada, ela já estava aguardando, ela pediu pra tomar a segunda dose, estava ansiosa para tomar a segunda dose porque ela já tem a consciência da vacina contra o vírus. Os professores já foram ao longo dos dias anteriores orientando as crianças e as coleguinhas delas também, era o assunto, elas já estavam conscientes, em casa também a família, né?”
REPÓRTER: Érica Vitória ressalta, a importância de se proteger contra o HPV.
SONORA: estudante, Érica Vitória
“Tomei as duas doses, vai ser melhor para o meu futuro, para evitar o câncer né! Foi a melhor coisa assim. Eu não fiquei com medo”.
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é composta por três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e, a última, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, as meninas devem tomar a vacina a partir dos nove anos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca o benefício da vacina para as gerações de mulheres que se imunizarem contra o HPV.
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra ainda que, os pais devem aproveitar o período de férias para vacinar as meninas. Além de Bonito, os moradores das cidades da região, Jardim, Guias Lopes e Bodoquena, também devem procurar um posto de vacinação mais próximo para imunizar as meninas de nove a 13 anos. Vale lembrar que quanto mais cedo o vírus do HPV for identificado mais chances a mulher tem de não contrair o câncer do colo do útero.
Reportagem, Rodrigo Santos