BOM JESUS (RN): Município tem um dos menores números de meninas imunizadas na segunda etapa de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Bom Jesus está entre as cidades do estado do Rio Grande do Norte com menor índice de jovens imunizadas com a segunda dose da vacina contra o HPV. Apenas quatro por cento das meninas entre 11 e 13 anos do município receberam a vacinação. Mas, não é só Bom Jesus que está nessa situação. O estado também não atingiu a meta do ministério da Saúde, de 75 por cento, e apenas 47 por cento do público alvo foi imunizado. O enfermeiro do município Felipe Augusto Ribeiro destaca que as pessoas precisam se informar sobre os benefícios da vacina e não podem perder a chance de imunizar as jovens. 
 
SONORA: Enfermeiro, Felipe Augusto Ribeiro
 
“Eu acho que a gente que trabalha com saúde tudo parte de uma sensibilização, que se dar por meio da conscientização. Quanto mais a gente tiver material que seja disponibilizado de fonte segura, por exemplo, o ministério da Saúde, que a gente possa transmitir para essas pessoas dizendo que não há riscos para quem toma. E para conscientizar essa população que está sendo resistente a segunda dose”.
 
REPÓRTER: O ministério da saúde informa que a única coisa que a vacina pode causar é dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A imunização é considerada a forma mais eficaz de prevenção ao vírus. O HPV é a principal causa do câncer de colo do útero, um dos que mais mata mulheres no País. Para ficar imune, a menina precisa tomar as três doses. A Sub-coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Estela Leal, ressalta a importância das jovens tomarem a vacina nessa idade.
 
SONORA: Sub-coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Estela Leal
 
“Então, essa vacina ela é aplicada muito antes, no caso dessas adolescentes, iniciarem a sua vida afetiva, a sua vida sexual para garantir realmente a sua proteção. Então, não há nenhum estímulo em relação a isso, em função da associação dessa vacina com o início da vida sexual. Não existe nenhum estímulo. O que existe sim é a proteção contra o câncer do colo do útero.”
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV é oferecida em Bom Jesus em quatro postos de saúde. A Unidade de Saúde de Bom Jesus, na rua Manoel Andrade, no centro da cidade é um dos pontos de vacinação. Os quatro postos funcionam de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às cinco horas da tarde. 
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.