BOLETIM DA SAÚDE: Confira os destaques desta semana

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana, vai falar sobre uma doença muito antiga: a tuberculose. E também vamos acompanhar as novidades do programa Mais Médicos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC EDMAR: Olá, para você que nos acompanha em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

 

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana o Boletim da Saúde vai falar sobre uma doença muito antiga: a tuberculose. E também acompanhar as novidades do programa Mais Médicos. Vamos começar com o repórter Luiz Philipe Leite que vai conversar conosco sobre a tuberculose. Diga lá Luiz:

 

REPÓRTER LP: Débora, a tuberculose é uma doença milenar provocada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões. Atualmente, é a doença que mais mata no mundo e o Brasil é responsável por um terço dos casos de tuberculose registrados nas Américas. Por isso, o governo federal assumiu compromisso com a Organização Mundial da Saúde para reduzir a incidência da tuberculose na população. Quem detalha essa informação é a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki.

 

SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise, Arakaki

“A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. A nossa incidência hoje é de em torno de 32 casos por 100 mil habitantes e a gente tem os próximos 18 anos para reduzir esse o número para 10 casos por 100 mil habitantes. A notícia boa é que nos últimos 20 anos o Brasil vem diminuindo esse número de casos de tuberculose”.

 

REPÓRTER LP: Denise Arakaki também explica como a tuberculose é transmitida.

 

SONORA: coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise, Arakaki

“A tuberculose é passada de uma pessoa que está doente para uma pessoa que está sadia através da fala, da tosse e do espirro. E ela acomete, principalmente, a partir de um indivíduo doente, as pessoas que estão próximas ao seu convívio. Seja na sua casa ou no seu ambiente de trabalho”.

 

REPÓRTER LP: O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.

 

LOC DÉBORA: Luiz, obrigado pelas informações. Vale lembrar que o Ministério da Saúde também lançou uma campanha que diz “todos juntos podemos vencer a tuberculose”. O objetivo é chamar a atenção de profissionais de saúde, familiares e amigos de pacientes com tuberculose para serem solidários e ajudarem essas pessoas a fazer o tratamento completo contra a doença.

 

LOC EDMAR: Agora nós vamos chamar o repórter Janary Damacena, que traz para nós as novidades do programa Mais Médicos. Janary, que novidades são essas?

 

REPÓRTER JANARY: Edmar, mais de 750 profissionais de saúde cooperados do Programa Mais Médicos participaram de palestra oferecida pelo Ministério da Saúde sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti e as principais técnicas de detecção da dengue, chicungunya e zika vírus, além do tratamento de pacientes com alguma dessas doenças. De acordo com o médico Felix Peres, a apresentação ajuda a melhorar o atendimento à população.

 

SONORA: médico cubano, Felix Peres.

“Esta reunião é muito importante para nós, porque sabemos agora a situação que está aqui no Brasil. Com esse conhecimento, nós agora sabemos como enfrentar melhor essa situação da saúde. Sabemos como podemos ajudar melhor ao povo do Brasil”.

 

REPÓRTER JANARY: De acordo com o coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso, é necessário apresentar, para esses profissionais de saúde, as técnicas que são utilizadas no Brasil para a detecção das doenças.

 

SONORA: coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso.

“A gente tem um cenário brasileiro que está servindo de exemplo, acho que nas pesquisas, para todo o mundo. Então você tem um escopo e um número de casos com um volume muito maior do que a gente observa no país de origem dos médicos cubanos. Então é importante que eles se atenham aos sinais de alarme dessas doenças para poder executar um manejo adequado desses pacientes”.

 

REPÓRTER JANARY: O Programa Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões carentes de atendimento em saúde. O programa atende mais de quatro mil municípios por todo o país.

 

LOC EDMAR: Maravilha, Janary. O Programa Mais Médicos tem transformado a saúde de muitos municípios. E palestras de atualização como essa certamente terão um impacto importante para a manutenção e cuidado da saúde dos brasileiros. E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Robson Ferreira. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.