BOLETIM DA SAÚDE – 30/06/2017

Salvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre registro de compra de medicamentos para o SUS e destacar os avanços relacionados ao Calendário Nacional de Vacinação.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve de casa, do trabalho, no carro ou na internet! Estamos aqui mais uma vez para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Débora Rocha!

LOC DÉBORA: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre registro de compra de medicamentos para o SUS e destacar os avanços relacionados ao Calendário Nacional de Vacinação. Para começar, vamos chamar o repórter Janary Damacena. Janary, que media o Ministério da Saúde adotou para melhorar a saúde dos brasileiros?

REPÓRTER JANARY: Débora, a atualização do calendário de vacinação, que ampliou a prevenção contra HPV para meninos de 11 a 15 anos, é uma das medidas do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Segundo o órgão, a frequente revisão no calendário, é fruto de pesquisas para identificar populações vulneráveis e que necessitem de complemento na proteção a diversas doenças. Mas para que esse tipo de ação tenha o impacto esperado, é preciso troca de experiências entre as diversas áreas envolvidas. Um exemplo dessa troca de experiência foi a realização de palestra sobre os desafios e conquistas do Sistema Único de Saúde no enfrentamento de doenças, que contou a participação da coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

SONORA: coordenadora Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

“Um evento como esse, ele tem uma importância porque vai juntar profissionais de saúde, pesquisadores e gestores para poder refletir sobre o alcance dessas coberturas vacinais, a importância do que é esse ganho do SUS, de ter um calendário tão extenso que favorece a diminuição e a mortalidade das doenças imunopreveníveis no nosso país”.

REPÓRTER JANARY: A palestra ocorreu durante a 15ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O objetivo do evento, realizado em Brasília, é prestigiar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde que se destacaram pelos resultados em atividades de importância para a Saúde Pública.

LOC DÉBORA: Obrigado, Janary, pelas informações.

LOC EDMAR: Resolução publicada pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União, torna obrigatório o registro de preços de compra de produtos para o SUS. Mais detalhes com o repórter Luiz Philipe Leite.

REPÓRTER LP: Edmar, todas as compras de medicamentos para abastecer o Sistema Único de Saúde, o SUS, devem ter preços registrados em um sistema online. A medida vale para o Ministério da Saúde, estados, municípios e Distrito Federal que, agora, passam a alimentar de forma obrigatória o Banco de Preços em Saúde. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ferramenta online vai trazer transparência e economia para os recursos públicos.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Qualquer pessoa pode entrar e saber todos os preços que nós compramos. Tudo que nós compramos, de quem compramos e quanto pagamos. Então, todos os órgãos do poder público que compram qualquer tipo de medicamento, equipamento de saúde, eles registram o preço que eles compraram no Banco de Preço de modo que as pessoas que precisem cotar, uma Prefeitura vai comprar um equipamento, um hospital, eles vão lá no Banco de Preços sabem o menor preço porque todos os preços estão lá registrados”.

REPÓRTER LP: O Banco de Preços em Saúde vai proporcionar o aumento da concorrência e mais condições para a negociação de custos junto aos fornecedores e fabricantes, gerando economia para o sistema de saúde. Estados e municípios têm de 1º de setembro a 30 de novembro deste ano para se cadastrarem no sistema. O registro das informações de compras homologadas, referentes ao exercício 2017, deverão ser iniciadas a partir de primeiro de dezembro deste ano. Gradualmente, outros produtos, além dos medicamentos, também terão o registro obrigatório.

LOC DÉBORA: Luiz, muito obrigado pelas informações. É importante destacar que um levantamento preliminar feito pelo Ministério da Saúde junto aos gestores que já utilizavam voluntariamente o Banco de Preços em Saúde apontou que 73% dos participantes conseguiram reduzir os preços junto a fornecedores nas licitações ou compras diretas.

LOC EDMAR: Bom... Chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Débora!

LOC DÉBORA: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Débora Rocha. Reportagem Luiz Philipe Leite, Janary Damacena e Érika Braz. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.