BOLETIM DA SAÚDE - 18/08/2017

Salvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre o aumento de recursos para compra de medicamentos na Atenção Básica. Também vai tratar de uma tecnologia para cirurgias ortopédicas.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. 

LOC EDMAR: Olá para você que nos acompanha diretamente da capital ou das cidades do interior. É o Brasil interligado nas ondas do rádio para conhecer as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques. É com você, Luiz Philipe Leite!

LOC LUIZ: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre o aumento de recursos para compra de medicamentos na Atenção Básica. Também vai tratar de uma tecnologia para cirurgias ortopédicas. Para começar vamos chamar o repórter Janary Damacena. Janary, quer dizer que a população de todo país terá mais acesso a medicamentos?

REPÓRTER JANARY: É isso mesmo, Luiz! O Ministério da Saúde aumentou em 10% o repasse de recursos para a compra de remédios que são distribuídos na atenção básica do SUS. A medida só foi possível após a realocação dos 100 milhões de reais que eram destinados à manutenção da Rede Própria do Farmácia Popular. A maior parte desse recurso era usada pra custear serviços administrativos, como aluguel, água e luz. Com a realocação da verba, Estados, Distrito Federal e Municípios vão receber 5 reais e 58 centavos por habitante, ao ano. Antes, esse valor era de 5 reais e 10 centavos. Mais recursos significam mais acesso à população, conforme explica o diretor de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Renato Teixeira.

SONORA: diretor de Assistência Farmacêutica Renato Teixeira

“Com uma gestão efetiva, realocando os orçamentos, esses pacientes serão muito beneficiados, ampliando o acesso de medicamentos. Com essa efetividade, conseguimos aumentar, reatualizar o censo do número de pacientes, que vinha desatualizado desde 2009. Ou seja, além de aumentar o acesso aos medicamentos, estamos trabalhando, hoje, com o número real de pacientes que o Brasil tem, cerca de 207 milhões de pessoas, representando um aumento aí do orçamento para os municípios”.

REPÓRTER JANARY: O programa Aqui tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com farmácias privadas, continua funcionando normalmente. O Programa já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros e está presente em 80% do país. Ao todo, são disponibilizados 42 produtos, sendo que 26 deles são distribuídos gratuitamente e o restante com descontos que chegam a 90%.

LOC LUIZ: Obrigado, Janary, pelas informações. Esse é mais um exemplo de como a eficiência econômica do Ministério da Saúde tem conseguido fazer do SUS um sistema melhor utilizando os mesmo recursos financeiros já existentes. Vale lembrar que, em pouco mais de um ano, já são mais de três bilhões de reais economizados com a redução de preços e custos de contratos e produtos. E todo esse recurso foi reinvestido na saúde dos brasileiros.

LOC EDMAR: Agora vamos conhecer um pouco sobre uma tecnologia que está sendo implantada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. Quem tem os detalhes é a repórter Luiza Tiné.

REPÓRTER LUIZA: Então, Edmar... Uma tecnologia inovadora vai trazer mais precisão e agilidade na implantação de próteses, reduzindo a espera por cirurgias ortopédicas. Uma impressora que gera moldes e guias em 3D para implantes revolucionará o centro cirúrgico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro. Os primeiros beneficiados são os pacientes com artroses de ombro do instituto. O Into é referência no SUS e a precisão deste tipo de cirurgia fará com que as intervenções cirúrgicas sejam mais rápidas e menos agressivas. A técnica também possibilita melhores resultados durante o processo de recuperação. Especialistas do Into já se preparam para substituir também braços, pernas e pés amputados, inclusive de crianças. O equipamento que permite essa evolução foi doado ao Into por um profissional ligado à Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

LOC EDMAR: Que ótima notícia para os pacientes que necessitam desse tipo de cirurgia, Luiza. A ideia do Instituto Nacional de Traumatologia é realizar esta cirurgia em larga escala e, a partir daí, extrapolar para outras articulações, como coluna e quadril. Depois dessa excelente notícia, chegou a hora de irmos embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Luiz!

LOC LUIZ: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Luiz Philipe Leite. Reportagem Janary Damacena e Luiza Tiné. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.