BOLETIM DA SAÚDE - 11/08/2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

SINOPSE:

O Boletim da Saúde desta semana vai falar sobre o envolvimento dos homens no cuidado com os bebês. Também vamos conhecer as sugestões de mudanças para a Política Nacional de Atenção Básica.

*******************

ABERTURA: Boletim do Ministério da Saúde. Parceria Rede Nacional de Rádio e Ministério da Saúde.

LOC EDMAR: Olá, para você que nos ouve em todo Brasil! Estamos aqui para compartilhar as ações que o Ministério da Saúde desenvolve para toda a população. Eu sou Edmar Soares e a partir de agora você fica sabendo quais são os destaques desta semana. É com você, Luiz Philipe Leite!

LOC LUIZ: Edmar, nesta semana, o Boletim da Saúde vai falar sobre o envolvimento dos homens no cuidado com os bebês. Também vamos conhecer as sugestões de mudanças na Política Nacional de Atenção Básica. Para começar vamos chamar a repórter Luiza Tiné. Luiza, como o Ministério da Saúde vai estimular os homens a participarem dos cuidados com os filhos?

REPÓRTER LUIZA: Luiz, o Ministério da Saúde quer incentivar os pais a passarem mais tempo com os filhos recém-nascidos. Por isso, o ministro Ricardo Barros lançou documento que orienta as empresas cidadãs a ampliarem a licença-paternidade para 20 dias. A iniciativa foi anunciada durante o lançamento da Campanha Nacional de Amamentação, em Curitiba. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o objetivo é mobilizar o envolvimento do homem no cuidado com os filhos, bem como ampliar a proximidade com a mãe.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Estamos envolvendo os pais também. Portanto, ampliar a licença-paternidade daqueles pais que são envolvidos com os cuidados das crianças”.

REPÓRTER LUIZA: A partir do documento elaborado pelo Ministério da Saúde, as empresas que participam do Programa Empresa Cidadã podem conceder o benefício aos pais que entregarem os seguintes comprovantes: declaração do profissional de saúde informando a participação do pai no pré-natal; em atividades educativas durante a gestação, ou visita à maternidade. Também poderá ser entregue o comprovante do curso online Pai Presente, promovido pelo ministério.

LOC LUIZ: Obrigada, Luiza Tiné, pelas informações.

LOC EDMAR: Agora nós vamos conhecer um pouco das mudanças que estão propostas para a revisão da Política Nacional da Atenção Básica. Quem tem os detalhes é o repórter Janary Damacena.

REPÓRTER JANARY: O Ministério da Saúde apresentou uma série de propostas de melhorias para a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Essa revisão quer reforçar a estratégia Saúde da Família como modelo prioritário no país, mas respeita as diferentes realidades de cada região. A nova proposta vai fortalecer ainda mais as Unidades Básicas de Saúde, capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, diminuindo a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência. De acordo com o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan de Sousa, as três esferas de governo e a sociedade civil estão trabalhando nessas sugestões.

SONORA: diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan de Sousa.

“A Comissão Intergestores Tripartites, integrada pelo Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, ao longo de dois anos vem debatendo um conjunto de propostas para poder aperfeiçoar a Política Nacional de Atenção Básica. Esse conjunto de propostas foi disponibilizado no final do mês de julho e hoje está em discussão com o conjunto da sociedade. E a partir dos resultados da consulta pública, a Comissão Intergestores Tripartites vai se debruçar sobre as contribuições e fazer os ajustes que julgar importantes e necessários, a partir, também, das necessidades que são colocadas para o aperfeiçoamento da Atenção Básica”.

REPÓRTER JANARY: Entre as novidades, está a flexibilização da composição das equipes da Saúde da Família, a ampliação da atuação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e a oferta de um conjunto de serviços nas Unidades Básicas de Saúde.

LOC LUIZ: Obrigado, Janary Damacena, pelas informações. Vale lembrar que durante a consulta pública, o Ministério da Saúde recebeu sugestões de gestores, usuários e profissionais de saúde. Foram mais de seis mil contribuições para a melhoria da Política Nacional de Atenção Básica.

LOC EDMAR: E chegou a hora de a gente ir embora. Obrigado a você que nos acompanhou em mais esta edição do Boletim da Saúde. Lembrando que para continuar acompanhando essas e outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Até o próximo programa, Luiz!

LOC LUIZ: Até lá, Edmar! Ótima semana para você e para todos os ouvintes que acompanham as ações do Ministério da Saúde em todo Brasil.

ENCERRAMENTO: Boletim do Ministério da Saúde. Coordenação: Jacy Diello. Apresentação Edmar Soares e Luiz Philipe Leite. Reportagem Janary Damacena e Luiza Tiné. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Ricardo Xavier.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.