BOA VISTA (RR): Cidade está em alerta para o combate ao mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os terrenos baldios de Boa Vista não podem ser foco do mosquito que transmite doenças que atrasam a vida das pessoas, como a Dengue, a Chikungunya e o Zika. Para manter esse controle, é lei na cidade o dono sempre manter o terreno capinado e livre de lixo. Caso não seja mantida a limpeza e o lote seja uma grande ameaça para a saúde pública, agentes podem entrar, com ou sem autorização do dono. E é tão grave deixar lotes em situação de abandono, que a multa pode variar de 2 mil a 75 mil reais. O Superintendente de Vigilância em Saúde, Emerson Capistrano, deixa um alerta para as pessoas sempre estarem atentas e denunciar.

  

TEC/SONORA: Emerson Capistrano, Superintendente de Vigilância em Saúde

 

 “Primeiro de tudo: terreno baldio não é terreno para jogar lixo, que as pessoas se abstenham disso, de jogar qualquer tipo de lixo que possa acumular água e torne foco para os mosquitos. E denunciar aqueles terrenos, aqueles locais, onde nota-se que não há aquele cuidado necessário no sentido de mantê-los limpos.”

 

LOC: A cidade conta com mais de 130 agentes de endemias, mas isso não deve ser um trabalho somente da prefeitura. Atualmente a cidade de Boa Vista está em situação de alerta, e toda a população deve entrar na guerra contra o mosquito. Os sintomas são destruidores. A fisioterapeuta Roberta Nogueira, que mora no Centro, foi  infectada pelo Zika no ano passado e conta os piores sintomas que teve.

 

 TEC/SONORA: Roberta Nogueira, fisioterapeuta

 

 “Eu tive febre baixa, mas tive as manchinhas vermelhas no corpo e a coceira. E o meu rosto que ficou bastante inchado, os lábios e nariz, dor nas articulações, mãos e pés. Tive pouca febre, mas o que mais me incomodou mesmo foram as manchas e a coceira.”

 

LOC: As doenças causam grandes problemas! Não vamos deixar que o mosquito vença!  Faça sua parte! Saiba mais sobre o mosquito e o que ele transmite em saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.