BELTERRA (PA): Apenas 4% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde é de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Belterra

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas entre 11 e 13 anos, que moram na cidade de Belterra precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. O município imunizou apenas quatro por cento das adolescentes. A meta do Ministério da saúde é de 75 por cento. O tratamento protege as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, é indicada apenas para meninas entre nove e 13 anos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.

 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: Outra medida importante na prevenção contra o câncer do colo do útero é a realização do exame papanicolau, pelas mulheres em idade adulta. Pais e responsáveis devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou se dirigir para a unidade que fica na BR 163 quilômetro 63, em Belterra. A partir de janeiro as meninas de nove anos também devem ser vacinadas contra o HPV.
  
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.