BELO JARDIM (PE): Segundo ciclo de visitas de combate ao Aedes começa este mês, na cidade

Drone é usado para localizar criadouros do Aedes

Salvar imagem

REPÓRTER: Para não dar chances ao Aedes aegypti este mês, Belo Jardim inicia o segundo ciclo de visitas aos imóveis na cidade. No primeiro momento, 39 mil imóveis foram vistoriados, em 23 bairros. 69 agentes comunitários de endemias e 143 agentes comunitários de saúde estão nas ruas do município orientando a população sobre os cuidados que se deve tomar para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya. Santo Antônio e Cohab I, são os bairros que mais sofrem com a infestação do Aedes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.  O mecânico, Vitor Emanuel, é morador de Santo Antônio. Ele conta que já teve a casa vistoriada e segue as orientações repassadas pelos agentes. 
 
SONORA: Mecânico, Vitor Emanuel
 
“A gente fica sempre olhando os reservatórios, limpando. Quando chega água a gente sempre limpa antes. Ficamos sempre atentos.”
 
REPÓRTER: Belo jardim vai promover mutirões de limpeza de combate ao Aedes no dia 23 deste mês. Caçambas e máquinas retroescavadeiras vão dar suporte á ação. Além disso, um drone é usado para fazer ronda em toda cidade. O equipamento filma do alto possíveis criadouros do mosquito e manda para a central de combate ao Aedes. Mas, para o combate ao Aedes ser eficiente, a população deve cooperar com os agentes e abrir as portas para as vistorias como pede a secretário Municipal de Saúde de Belo Jardim, Diego Phelipe.
 
SONORA: Secretário Municipal de Saúde de Belo Jardim, Diego Phelipe.
 
"Convido toda população para abrir as portas para que nossos agentes de saúde possam entrar. Porque não só a Secretaria Municipal de Saúde fazendo a ação, vai resolver. Isso depende de toda a população, dá força de vontade de todos.”
 
REPÓRTER:  Cada família deve dedicar 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. É fundamental que o mosquito seja eliminado porque não há tratamento para as doenças transmitidas, como explica o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
“Como nós não temos vacina, nós só temos um caminha a trilhar: é eliminar o mosquito para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Qualquer pessoa que queira contribuir no combate ao Aedes em Belo Jardim, basta ligar no telefone da Secretaria Municipal de Saúde. O número é: 3874-3507. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Marquezan Araújo

 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.