BELO HORIZONTE (MG): Hospital Júlia Kubitschek tem centro específico para tratamento de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Pessoas com suspeita de dengue, ou pacientes que têm a doença, contam agora com mais uma unidade de Saúde à disposição em Belo Horizonte: o Hospital Júlia Kubitschek (HJK). A partir de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de Minas Gerais, o hospital criou o Centro de Atendimento à Dengue, o CAD, que tem 20 leitos disponíveis para a internação.

 

A dengue é causada pelo Aedes aegypti, mosquito que também transmite a febre chikungunya e o vírus Zika. Dores de cabeça, febre repentina acima de 38,5°C, moleza no corpo, dores musculares e manchas na pele são alguns dos sintomas da dengue.

 

O CAD funciona todos os dias, das 7 horas da manhã às 7 horas da noite. O paciente que chega ao hospital é encaminhado para a triagem. Se apresentar febre há pelo menos sete dias ou relatar algum sintoma de dengue, é encaminhado ao centro para fazer exames de sangue antes mesmo de passar por consulta médica. Os casos são classificados de acordo com o risco e os mais graves têm prioridade. 

 

O Hospital Júlia Kubitschek fica na rua Cristiano Rezende, n° 2.745, no bairro de Araguaia.

Para saber mais sobre dengue, chikungunya e Zika, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.