BELÉM: Judiciário paraense realiza jornada de Conciliação

Salvar imagem

Tempo de audio - 

REPÓRTER:  O Tribunal de Justiça do Pará promove a 3ª Jornada de Conciliação em Belém para desafogar as Varas dos Juizados Especiais Cíveis da capital. Segundo a Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará, foram agendados 294 processos. A coordenadoria dos juizados especiais está atenta à demanda da população, como ressalta o Juiz auxiliar dos Juizados Especiais, Leonardo Farias Duarte.

 
SONORA: Juiz Leonardo Farias Duarte.
 
A coordenadoria dos juizados especiais está bastante atenta a essa demanda da população, basicamente a jornada e os mutirões de conciliação eles são a mesma coisa,  faz um mapeamento das áreas mais congestionadas, identificamos essas varas mais congestionadas e fazemos um mutirão de conciliação com o objetivo de reduzir  a pauta das audiências de conciliação dessas varas mais congestionadas”.  
 
REPÓRTER: A 3ª Jornada de Conciliação em Belém abrange 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 10ª Varas dos Juizados Especiais Cíveis, além da 1ª e 2ª Varas do Idoso. Os processos selecionados têm como partes bancos e concessionárias de telefonia e energia. Os processos que envolvem os idosos e os mais antigos têm prioridade, como destaca o Juiz Leonardo Farias Duarte.
 
SONORA: Juiz Leonardo Farias Duarte.
 
“ Os processos de idosos que tem prioridade legal e os processos mais antigos também,nós estamos trabalhando nesse sentindo, trabalhamos com recursos limitados, porque nós temos limitações orçamentárias, mas tentamos fazer o máximo com o mínimo”.  
 
REPÓRTER: O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Nunes, ressalta a importância de se buscar sempre a conciliação.
 
SONORA: Desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presentes nas  audiências despido de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive, se efetivando ganha todo mundo, ganham as partes, ganha o poder judiciário com menos processos, todos saem ganhando na verdade e o poder judiciário porque desafoga suas prateleiras.”
 
REPÓRTER:  A 3ª  Jornada de Conciliação em Belém, ocorre  até o dia 30,  quinta–feira, no Fórum Cível, no bairro da Cidade Velha, de oito da manhã a uma da tarde. Caso não haja acordo, haverá audiência de instrução para julgamento, com sentença ainda durante a Jornada.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.