Data de publicação: 02 de Março de 2016, 17:34h
Mais de 100 agentes estão nas ruas do município para eliminar os focos do mosquito
REPÓRTER: Na guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, Batatais tem a meta de vistoriar todos os mais de 25 mil imóveis da cidade. Mais de 100 agentes, militares das Forças Armadas, Bombeiros Civis, Escoteiros e voluntários estão mobilizados para eliminar os criadouros do mosquito. Natália da Silva, de 31 anos, é manicure e mora em Nossa Senhora Auxiliadora, um dos bairros mais afetados pelo Aedes. Ela conta que tem dois filhos e quais os cuidados que toma para não atrair o mosquito.
SONORA: Natália da Silva – manicure
“Eu não deixo água parada de jeito nenhum, tudo fechadinho. Lá em casa, que tem piscina sempre clorada. Garrafa é de boca pra baixo. A gente ta sempre olhando.”
REPÓRTER: Mutirões de combate ao Aedes estão acontecendo, em Batatais, desde dezembro do ano passado. Os agentes vão às ruas do município de segunda a sexta-feira e vistoriam possíveis focos do mosquito. Os bairros com maior número de notificações de dengue, Zika e chikungunya são Vila Lídia, Francisco Pupin, Alvorada e Central Parque. O secretário municipal de Saúde, Ramon de Oliveira, lembra da importância das visitas e faz um apelo aos morados de Batatais para que deixem os agentes fazerem as vistorias nas casas.
SONORA: Ramon de Oliveira – secretário municipal de Saúde
“Essa guerra contra o Aedes é de todos nós. Nossa equipe está fazendo um trabalho diário, intensificado, se dedicando muito, mas precisamos da colaboração da população. Então peço, mais uma vez, que a população do nosso município nos ajude, nesse momento, e permita a entrada do nosso agente na suas residências.”
REPÓRTER: A partir deste sábado, dia 5, as equipes vão iniciar a ação de vistoria de casa em casa, em Batatais. Os primeiros bairros visitados vão ser Morada do Verde, Alvorada e Água Limpa. A principal forma de se proteger é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
REPÓRTER: Quem souber de algum foco do Aedes, pode ligar no Controle de Vetores de Batatais, pelo número 3761-9611. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.
Reportagem, Ana Freire
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev