Data de publicação: 09 de Abril de 2015, 02:00h, atualizado em 08 de Abril de 2015, 14:22h
Essa raiz é rica em carboidratos, fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B
REPÓRTER: A batata doce está entre os alimentos saudáveis, listados no livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde. Essa raiz é rica em carboidratos, fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B. Além disso, ajuda a controlar a diabetes, conforme explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Rosanna Caterina:
SONORA: nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro - Rosanna Caterina
“Além de ela ser rica nesses nutrientes, ela é uma boa fonte de fibras. Por ela ser rica em fibras, ela também acaba auxiliando no controle das taxas do colesterol, da glicose. Então, é bom também para o controle dos diabéticos, apesar de ser batata doce, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, quando a gente consome a batata doce, ela libera, lentamente, o açúcar que ela tem na corrente sanguínea, liberando esse açúcar gradualmente, não estimula muito a insulina.”
REPÓRTER: No livro Alimentos Regionais Brasileiros, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde, a batata doce é apresentada numa receita de pão. Mas a cozinheira, Antônia Reis, que trabalha com alimentação saudável há mais de dez anos, dá várias dicas de como preparar o alimento:
SONORA: cozinheira - Antônia Reis
“O melhor jeito de você consumir ela é da forma cozida ou em preparações que não levem muita gordura porque a gordura faz com que a batata doce perca sua função; e aí eu faço pães, bolos, biscoitos, tudo na dieta funcional com ela. Se você fizer com açúcar, você sempre usa menos porque a batata já dá uma adocicada no alimento; ao invés de você fazer um macarrão só com massa branca, você agrega a batata doce, ele vai ficar um macarrão do índice glicêmico baixo.”
REPÓRTER: Apesar de ser um alimento saudável, a nutricionista, Rosanna Caterina, orienta que a batata doce deve ser consumida de forma moderada:
SONORA: nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro - Rosanna Caterina
“A quantidade é de acordo com as necessidades calóricas daquele paciente, de energia que aquela pessoa necessita para o dia dela. Mesmo sendo um carboidrato bom, eu sempre oriento pra optar, não misturar com outro carboidrato, mas sempre é importante isso: não vai comer à vontade, tudo tem caloria, só folha que não tem.”
REPÓRTER: Para saber mais sobre as propriedades da batata doce e de outros alimentos saudáveis e como prepará-los, acesse o livro Alimentos Regionais Brasileiros na página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br
Reportagem, Ana Cláudia Amorim
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev