BARRA DO PIRAÍ (RJ): Quase duas mil doses de vacina contra vírus HPV estão disponíveis no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quase duas mil doses da segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV estão disponíveis em Barra do Piraí. As meninas que têm entre 11 e 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina que protege contra o vírus causador do câncer de colo do útero. Apenas 15 por cento das adolescentes da cidade estão vacinadas. A meta do ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 75 por cento das jovens do município. A segunda dose está sendo oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde nos postos de saúde de Barra do Piraí. A coordenadora da imunização da cidade, Roselane de Assis, faz um convite especial para as meninas tomarem a vacina, e aponta a importância para o futuro.
 
SONORA: Coordenadora da imunização, Roselane de Assis.
 
“Oi meninas de Barra do Piraí. Eu sou a Rose, coordenadora de imunização do município. Estamos esperando vocês para tomar a segunda dose da vacina HPV. Se você tem de 11 a 13 anos, não deixe de vir vacinar, é muito importante para prevenir o câncer de colo do útero. Um beijo e um abraço da Rose e toda a família Zé Gotinha!”
 
REPÓRTER: O posto de saúde Albert Sabin, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros, é referência em vacinação em Barra do Piraí. O posto funciona das oito da manhã às quatro horas da tarde e oferece a segunda dose da vacina contra o HPV. Quem desejar receber a vacina nessa unidade pode procurar pelas vacinadoras Francineli, Maura Alice, Teresa Cristina ou Ana Cláudia. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da  Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que a vacina contra o HPV é considerada mundialmente como a melhor arma para se prevenir contra o vírus.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“Nós temos de alguns anos para cá, de 10 anos para cá, uma grande descoberta no mundo inteiro que foi a vacina contra o HPV. Essa vacina, ela é altamente eficaz na prevenção do HPV. E se considera hoje como sendo a principal arma que nós temos em saúde pública para evitar que esse vírus, o HPV, se dissemine e transforme essas meninas que começam a sua vida sexual em meninas infectadas pelo vírus e mais tarde como mulheres já vão ter câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: A imunização contra o HPV é feita em três etapas, e só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina. Lembrando que para as adolescentes que desejam se vacinar, não é necessária a autorização dos pais ou responsáveis para receber a segunda dose. Basta ir a um dos postos de saúde de Barra do Piraí e apresentar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.  A vacina é segura, eficaz e essencial para o futuro das jovens da cidade.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.