BARRA DO PIRAÍ (RJ): Mosquito da Dengue não perdoa nem o Secretário Municipal de Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de saúde de Barra do Piraí.

“Olha, eu fiquei derrubado mesmo, uns 15 dias. O quadro clínico é muito exuberante, né. Extrema astenia, queda do estado geral, mialgia, dores musculares, dores articulares, manchas pelo corpo.”


LOC: Fica fácil imaginar que esses sintomas se referem à Chikungunya. E quem descreve é o secretário de saúde de Barra do Piraí, Mauro Miranda. A doença que assolou o município em 2016 não perdoou nem o secretário, por maiores que fossem seus cuidados em casa.

TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de saúde de Barra do Piraí.

“Só um detalhe: eu moro em apartamento. Eu devo ter sido infectado em uma de nossas visitas. Não tem foco na minha casa. Eu não tenho plantas, eu não tenho reservatório nenhum inadequado.”

LOC: Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Barra do Piraí registrou 668 casos confirmados de Dengue em 2016. Para tentar combater o mosquito, o município conta com 36 agentes de saúde, que identificaram mais de mil e duzentos focos, só nesse ano. Mas ainda assim, segundo o secretário, a população resiste à entrada dos agentes.

TEC/SONORA: Mauro Miranda, secretário municipal de saúde de Barra do Piraí.

“Nós sempre tivemos muita resistência por parte da população. Somos ainda impedidos de entrar em algumas propriedades, as pessoas às vezes vêm com algum argumento violento, continua muito difícil isso. Por mais esclarecimentos que prestemos, ainda há muita resistência. A população tem que entender que o combatese dá, em 70%,com ações da própria população. Com o cuidado de seus quintais, de suas plantas, vasilhas, reservatórios inadequados de água que possam reproduzir o mosquito.”


LOC: É importante que a população receba o agente de saúde em casa, para que ele ajude a identificar possíveis focos de proliferação do mosquito e, assim, evitar o contágio por Dengue, Zika e Chikungunya. Ainda tem dúvidas? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.