BARRA DO GARÇAS (MT): Escolas e unidades de saúde atuam de combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Escolas e postos de saúde de Barra do Garças também fazem parte da mobilização contra o Aedes aegypti, com palestras educativas sobre o combate ao mosquito, que se reproduz em locais e reservatórios com água parada e transmite dengue, chikungunya e Zika. Nas escolas locais, alunos, professores e comunidade estão recebendo orientações sobre como prevenir os criadouros do inseto. As palestras são realizadas por agentes comunitários de saúde e voluntários. Além das ações de conscientização, Barra do Garças conta com 130 homens, que fazem visitas domiciliares nos bairros da cidade. Quem recebeu a visita dos agentes, recentemente, foi Amanda Silva. A doméstica mora em São José, bairro com alto número de infestação pelo Aedes.

 
SONORA: Amanda Raissa de Carvalho Silva, doméstica
 
“Eles trabalham para isso, para nos mostrar, para nos orientar, porque vai que aos nossos olhos a gente não consegue enxergar, a gente não sabe direito.”
 
REPÓRTER:  São José, Vila Maria e Santo Antônio são alguns dos bairros com maior infestação do Aedes, segundo informações da secretaria municipal de Saúde. O coordenador da saúde coletiva da secretaria municipalJosmar da Paz, faz um apelo aos moradores para que permitam a visita dos agentes em suas casas.
 
SONORA: coordenador da saúde coletiva da secretaria municipal,Josmar Teixeira da Paz
 
“Morador do Barra do Garças, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos. Que recebam os agentes de combate à endemias, os agentes comunitários de saúde em suas residências para colaborar a eliminação do mosquito Aedes aegypti.”
 
REPÓRTER: Para evitar que o mosquito se reproduza, é importante que a comunidade observe os locais e recipientes que possam acumular água. A recomendação é do Diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch,
 
SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: Para solicitar a limpeza de terrenos baldios, o morador de Barra do Garça pode procurar  Secretaria de municipal  de Saúde. Saiba mais na internet, no endereço:combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Karina Chagas

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.