BANANEIRAS (PB): Município está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor

No município, os distritos de Vila Maia e Roma são os que mais sofrem com a infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Bananeiras está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, de acordo com relatório do Ministério da Saúde, elaborado a partir de informações da própria prefeitura. Segundo o Ministério, o município não consegue sair dessa situação há quatro anos. Apesar dos trabalhos de combate ao mosquito, como mutirões de limpeza nos bairros e os pedidos de conscientização dos moradores por intermédio das rádios e de carros de som, o mosquito continua presente na cidade. O Coordenador da Atenção Básica, Barbosa Júnior, alerta que a cidade só vai se livrar do mosquito se a população colaborar.

TEC/SONORA: Barbosa Júnior, Coordenador da Atenção Básica

“O trabalho contra o mosquito tem que ser rotineiro. A secretaria de Saúde é só um agente de apoio do combate ao mosquito. Nós sabemos que a responsabilidade é de todos. Mas é importante que a população se sensibilize e se conscientize de que ela mesma é a principal agente de combate ao mosquito.”

LOC: Em Bananeiras, os distritos de Vila Maia e Roma são os que mais sofrem com a infestação do mosquito. Adriano Soares mora em Vila Maia e já teve Dengue. O funcionário público de 31 anos conta que não esperava ser picado pelo mosquito e pegar a doença.

TEC/SONORA: Adriano Soares, funcionário público

“A princípio, minha maior dificuldade é porque eu não sabia exatamente o que eu tinha. Aí, eu comecei a ter calafrio, uma fraqueza muito grande e tontura. Aí,desconfiei que não era realmente o que eu pensava – um resfriado. Aí procurei um hospital e lá me diagnosticaram com Dengue.”

LOC: Para Bananeiras ficar livre do mosquito e das doenças que ele transmite, cada morador deve tomar muito cuidado e eliminar todos os criadouros que encontrar. Dentro de casa é um bom lugar para começar as vistorias. Verifique seu quintal, o banheiro e a cozinha. Não se esqueça de olhar atrás da geladeira e as calhas também. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.