BAHIA: Secretário explica como foram selecionados os municípios prioritários

 A Bahia recebeu do governo federal aproximadamente 900 mil doses para áreas prioritárias do estado. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos que vivem nas matas. Os sintomas iniciais da doença são febre alta que começa de repente, calafrios, dor de cabeça, nas costas e no resto do corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode ficar com a pele e os olhos amarelos e alguns órgãos, como rins e fígados, deixarem de funcionar direito. A melhor forma de não ter febre amarela é se vacinando. A Bahia recebeu do governo federal aproximadamente 900 mil doses para áreas prioritárias do estado. O secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, explica como foram selecionadas essas regiões.
 
TEC./SONORA: Fábio Villas Boas, secretário estadual de saúde.
 
“A Bahia possui 417 municípios dos quais apenas 45 historicamente com recomendação de vacinação regular para febre amarela. Decidimos fazer um reforço vacinal em todos os 45 municípios e solicitamos, em caráter excepcional ao ministério, que ampliasse a vacinação para os 22 municípios do extremo sul da Bahia. Eles, nessa época do ano – verão -, recebem um fluxo migratório de Minas Gerais, de um pouco mais de um milhão de visitantes para as praias. Então, dos municípios de Porto Seguro para baixo e região de Teixeira de Freitas nós recebemos as vacinas para suplementar.”
 
LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. O professor de medicina da Universidade de Brasília e também médico epidemiologista, Pedro Luiz Tauil ressalta que para esses pacientes em que não é recomendada a dose da vacina e mesmo assim querem se vacinar é preciso que haja uma avaliação médica da relação risco/benefício que relate se vale a pena tomar a vacina.
 
TEC./SONORA: Pedro Luiz Tauil, professor da UnB e médico epidemiologista.
“A única proteção eficaz que nós temos contra a Febre Amarela é a vacina. Ela é uma vacina muito segura, muito eficaz e bastante segura. A gente só precisa respeitar as contraindicações que existem para a vacina.”

LOC: O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida não precisam mais se vacinar, porque estão livres da febre amarela. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.