BAHIA: Municípios receberam orientações sobre os grupos prioritários para vacina

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças devem receber a vacina aos seis meses e aos quatro anos de idade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Desde janeiro, 67 municípios do oeste, sudeste e extremo sul da Bahia recebem reforço da vacina contra a Febre Amarela. Segundo o ministério da Saúde, quem tomou duas doses da vacina num intervalo de dez anos está livre da doença. Ainda segundo o ministério, as crianças devem receber a vacina aos seis meses e aos quatro anos de idade. Quem não tomou vacina contra a febre amarela quando era criança deve tomar a primeira dose e a segunda dez anos depois, mas isso se morar ou for viajar para lugares com casos da doença ou para regiões de mata. O secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, diz que, no momento, a orientação é que a imunização dever ser prioritária para as áreas com maior risco.

TEC./SONORA: Fábio Villas Boas, secretário estadual de saúde.

“Fiz uma reunião com todos os prefeitos desses 67 municípios e os secretários de saúde solicitando a eles que ampliem a cobertura para 100% da população elegível. E que comecem pela zona rural. Pelos municípios, o que no nordeste a gente chama de roça, que não é a sede. Quem mora na roça vai ser vacinado primeiro e quem mora na sede, deixa para vacinar depois.”

LOC.: Isso acontece porque a febre amarela está nas matas ou áreas rurais. Verifique seu cartão de vacinação. Se você perdeu, procure um posto de saúde. Jaci Sousa, de 67 anos, mora no município baiano de Medeiros Neto, cidade que está recebendo o reforço da vacina. Ela é farmacêutica e fala sobre a importância em guardar o cartão.

TEC./SONORA: Jaci Sousa, farmacêutica.

“Eu tenho contato direto com pessoas que chegam com viroses e gripes. Então, eu preciso estar em dia com as minhas vacinas. Principalmente, influenza e tal. E eu tenho todas, meu cartão me deixa em dia estou sempre olhando.”

LOC: Para outras informações sobre a febre amarela, acesse: www.saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.