BAHIA: Hospitais de ensino vão receber projeto para qualificar a atenção obstétrica e neonatal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Dois hospitais da Bahia vão receber financiamento do projeto Apice On, que vai qualificar e ampliar a atenção obstétrica e neonatal em hospitais de ensino e universitários, ou que atuam como unidade auxiliar de ensino. O objetivo é aprimorar o modelo de atenção ao parto, nascimento e abortamento, por meio de oficinas e capacitações de profissionais e estudantes, além de ampliar a integração entre ensino e serviços de saúde. O projeto abrange 95 hospitais em todo Brasil. Serão investidos 13 milhões de reais até 2020. Para a coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, a iniciativa consolida o aprendizado prático da assistência ao parto.

SONORA: coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela

“A expectativa é de que o parto humanizado, seguro e respeitoso esteja consolidado nesses hospitais. Então, nós esperamos que, em 2020, esses hospitais estejam praticando e ensinando o parto como ele deve ser de acordo com as nossas diretrizes nacionais, de acordo com as diretrizes internacionais. Ou seja, um parto a partir das necessidades e das melhores práticas hoje tidas pelo mundo inteiro. E que esse seja um momento de celebração da vida”.

REPÓRTER: O projeto Apice On também vai ensinar os residentes a ofertarem a possibilidade de que as mulheres, após o parto ou abortamento, coloquem o Dispositivo Intrauterino de cobre, mais conhecido como DIU, para evitar gestações não planejadas. Se você quiser saber mais sobre o uso do DIU de cobre, pode acessar o blog da Saúde: www.blog.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.