BAHIA: Em 67 municípios vacinação contra a Febre Amarela está sendo reforçada

É importante ressaltar que, no momento, a vacina é recomendada apenas para pessoas que residem em lugares com risco da doença ou vão viajar para áreas rurais e de matas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado da Bahia não possui nenhum caso confirmado de Febre Amarela até o momento. Das 11 notificações no sul do estado, duas já foram descartadas e nove são investigadas. E para evitar um surto da doença, 67 municípios estão com a vacinação reforçada. Desse total, 45 já faziam parte da área de risco permanente para transmissão de Febre Amarela silvestre. Mais 22 cidades foram adicionadas por causa da quantidade de pessoas vindas de estados que têm casos confirmados ou suspeitos. O ministério da Saúde informa que a melhor forma de prevenção contra a doença é a vacinação. E a superintendente de vigilância e proteção da saúde, Ita de Cássia, garante que há vacina para todas as áreas consideradas prioritárias.

TEC/SONORA: Ita de Cássia, superintendente de vigilância e proteção da saúde.

“Não tem havido desabastecimento. O Ministério da Saúde fez uma programação e está entregando semanalmente e a gente tem feito logo a reposição nas salas de vacina. Municípios que reclamam, por exemplo, Salvador, houve uma demanda muito grande nos postos de saúde e de pessoas que não tinham indicação para vacinar. Então, fica o boato de que está faltando vacina, mas não é verdade. Vacinas para os grupos prioritários a gente não teve falta.”

LOC: É importante ressaltar que, no momento, a vacina é recomendada apenas para pessoas que residem em lugares com risco da doença ou vão viajar para áreas rurais e de matas. Segundo o Ministério da Saúde, cada pessoa necessita tomar apenas duas doses da vacina ao longo da vida para ser consideradaimunizada. Por isso a importância de manter o cartão de vacinação atualizado. Ita de Cássia tranquiliza as pessoas e diz que não há motivo para desespero.

SONORA: Ita de Cássia, superintendente de vigilância e proteção da saúde.

“A gente pede para a população da Bahia para que não crie pânico porque a gente não tem caso confirmado de Febre Amarela. Nós temos casos suspeitos, mas da silvestre. Nas grandes, médias e pequenas cidades nós não temos nenhum caso confirmado e leve suas crianças para vacinar. Aos 9 meses até quatro anos para tomar a primeira dose e a de reforço. E as pessoas que vão se deslocar para áreas de risco, ela tem o direito a vacinação. Desde que elas comprovem que ela estarão se deslocando para essas determinadas regiões. ”

LOC: Essa comprovação pode ser feita por meio de uma passagem ou de reserva de hotel, por exemplo. Segundo o Ministério da Saúde, a Bahia já recebeu até o momentonovecentas mil doses de vacinacontra a febre amarela. Os municípios com casos suspeitos são Teixeira de Freitas, Coribe e Itiúba. Saiba mais em www.saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.