BAHIA: Com estoques críticos para alguns tipos, Hemoba se preocupa com a chegada de festas juninas

Pelo menos três tipos estão com o estoque em situação crítica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Uma ação de solidariedade que seria única acabou se tornando um hábito constante. Assim podemos descrever a relação de Efrain Raizer da Silva com a doação de sangue. Analista de sistemas de 33 anos e morador do bairro do Caji, em Lauro de Freitas, Efrain, que é paulista, mas mora há mais de dez anos na Bahia, conta que assim que chegou a Salvador, em 2008, foi atraído por uma propaganda para fazer uma doação nas unidades móveis que circulam pela cidade coletando sangue. A partir daí, o analista de sistema, além de doador de sangue, se tornou um doador de plaquetas. Efrain conta que conseguiu sensibilizar algumas sobrinhas para se tornarem doadoras. Com a aproximação do Dia Mundial do Doador de Sangue, no próximo dia 14 de junho, ele detalha quais são as motivações que o fazem ser um doador de sangue.
 
TEC./SONORA: Efrain Raizer da Silva, analista de sistemas.
 
“Eu acho que, antes de mais nada, nós temos que cumprir com o que Jesus falou. Minha formação é evangélica e eu acredito que devemos amar o próximo como amamos a si mesmo. Então, não acho que exista uma demonstração maior de amor do que essa . Você fazer por pura e espontânea vontade uma doação de sangue ou de plaquetas.”
 
LOC.: Atitudes como a de Efrain estão, nesse momento, em falta em todo o estado na Bahia. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Hemoba, os sangues de tipo A negativo, O negativo e O positivo estão em situação crítica. Já o tipo B negativo está em situação de alerta. A diretora do Hemocentro da Bahia, Irailde Santana, comenta que com a proximidade das festas juninas a preocupação com o nível dos estoques de sangue aumenta ainda mais.
 
TEC./SONORA: Irailde Santana, diretora de Hemoterapia do Hemoba.
 
“Para nós aqui, enquanto Nordeste, o mês de junho é sempre uma vivência difícil, porque as festas de São João estão muito presentes. Então, naturalmente, nós temos no mês de junho uma redução no número de candidatos para doação a serem atendidos. Então, geralmente, é um período em que fazemos campanhas. Nós também fazemos mobilizações com grupos, que são grupos para virem doar aqui neste período. Então, nós fazemos um trabalho, junto com o setor de captação, com grupos de doadores específicos, conhecidos da casa, que são parceiros nossos, para virem aqui e nós conseguirmos manter o estoque regular.”
 

LOC.: Os interessados em doar sangue devem pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar a salvar vidas. Para os menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis Para saber onde está localizado o hemocentro ou a unidade de coleta de sangue mais próximo, ligue no Hemoba - 3116 5600. Repetindo: 3116.5600. O Hemoba funciona das sete e meia da manhã às seis e meia da noite.  Para mais informações sobre doação de sangue, acesse: saude.gov.br/doesangue

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.