BAHIA: Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Jaguarari estão abaixo da meta de vacinação contra o HPV

Os três municípios baianos não alcançaram a meta de 75% de imunização contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os municípios baianos de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Jaguarari não atingiram a meta de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV, de acordo com o Ministério de Saúde. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero, que é a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Dados do Inca apontam que 1.120 novos vão ser descobertos este ano na Bahia. Em Campo Formoso, por exemplo, apenas seis por cento das adolescentes tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. O baixo número não está de acordo com o objetivo do ministério que é imunizar no mínimo 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos de idade em cada município. A situação em Senhor do Bonfim, que fica à 26 km de distância de Campo Formoso, não é diferente. Dados do Ministério da Saúde apontam que 17 por cento das garotas bonfinenses foram imunizadas. A Coordenadora do Plano Nacional de Imunização de Senhor do Bonfim, Rosane de Jesus, conta que foi feita campanha de conscientização no município para que aumentasse a procura da segunda dose contra o HPV.

 
SONORA: Coordenadora do Plano Nacional de Imunização de Senhor do Bonfim, Rosane de Jesus.
 
“Realizamos uma divulgação em acordo com os coordenadores das escolas que direcionasse essas adolescentes, que é o público alvo que foi de 11 à 13 anos de idade para o posto de saúde mais próximo de sua residência, para que pudessem tomar a segunda dose, para que a população procurasse realmente as unidades de saúde mis próxima a residência”.
 
REPÓRTER: A procura pela vacina contra o HPV também é baixa no município baiano de Jaguarari. De acordo com o Ministério da Saúde, 32 por cento das meninas tomaram a segunda dose da imunização contra o HPV. A Coordenadora do programa estadual de imunização da Bahia, Fátima Guirra, faz um convite às meninas baianas para procurarem as unidades de saúde para se imunizarem.
 
SONORA: Coordenadora do programa estadual de imunização da Bahia, Fátima Guirra.
 
“Então, é importante que todas as crianças que ainda não tiveram a oportunidade de receber a primeira ou a segunda dose da vacina contra o HPV busque os 417 municípios da Bahia e qualquer unidade básica de saúde, porque tem disponível essa vacina essa vacina quadrivalente para prevenção do câncer de colo do útero e também das lesões anus-genitais”.
 
REPÓRTER: A população baiana não precisa se preocupar com a imunização, o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que a vacina é segura e não causa infecção.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não têm bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: As meninas de Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Jaguarari que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV devem procurar as unidades de saúde. Os 30 postos de saúde espalhados pelos três municípios funcionam de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. As adolescentes devem levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade quando forem tomar a vacina.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.