BAHIA: 385 mil meninas devem tomar segunda dose da vacina contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: A infecção pelo vírus Papiloma Vírus Humano, o HPV, é um dos principais fatores para o aparecimento do câncer do colo de útero entre as mulheres adultas. Apenas na Bahia, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer, Inca, é de que surjam mais de mil e cem casos desse tipo de câncer neste ano. E para que as futuras mulheres baianas fiquem livres desse mal, o Ministério da Saúde. a secretaria estadual e os municípios estão em mobilização para que meninas de 9 a 11 anos de todo estado tomem a segunda dose da vacina contra o vírus. Na Bahia, a meta é imunizar quase 386 mil jovens desta faixa etária. Até agosto, na primeira etapa da vacinação, apenas 37% das jovens receberam a primeira dose. Dos 471 municípios baianos, mais de 200 registraram índices médios de garotas vacinadas abaixo dos 50%. A maioria dessas cidades está concentrada no centro e nas regiões Sudeste e Nordeste do estado. Entre eles, estão a capital Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Jequié, Morro do Chapéu, Juazeiro, Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa. Vânia Vanden Broucke, que é Sub Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Bahia, explica as estratégias do governo para tentar aumentar esses índices.
 
TEC: Vânia Vanden Broucke, Sub Coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Bahia.
 
 “No estado da Bahia, começamos com os municípios e mobilizamos os municípios para fazer a estratégia da segunda dose da HPV, tanto nas escolas, quanto nas Unidas Básicas de Saúde.  Então, o movimento para fazer a segunda dose está mantido nas escolas da maioria dos municípios. Agora, os municípios estão fazendo uma avaliação, no sentido de em quais escolas, realmente, o retorno é viável.”
 
TEC: Trilha Sobe e Desce (BG).
 
LOC: A vacina oferecida pelo Ministério da Saúde tem um esquema de três doses. Para que a menina fique totalmente protegida contra o vírus, ela precisa tomar a primeira dose, agendar a segunda dose para seis meses depois, e não se esquecer de tomar a última dose da vacina cinco anos após a aplicação da primeira dose. Apesar de o HPV ter mais de 100 subtipos diferentes de vírus, a vacina é extremamente eficaz, segundo o Ministério da Saúde, porque protege a menina contra os 4 subtipos mais perigosos. Os tipos 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo útero, e os tipos 6 e 11, que causam 90% das verrugas genitais. Para a ginecologista baiana Balbina Lemos, a vacinação é uma forma de diminuir os casos de câncer de colo do útero entre as mulheres.                                                                        
 
TEC: Balbina Lemos, ginecologista.
 
“É uma forma que nós vamos reduzir, futuramente, uma quantidade enorme de possibilidades de câncer de colo uterino. Então é uma forma de você evitar o câncer uterino. Você está agindo diretamente na prevenção, com a vacinação, do câncer do colo do útero dessa mulher.”
 
LOC: Neiliane Silva tem 13 anos e mora na cidade de Prado, na Bahia. Ela contou que sua mãe a levou para tomar a primeira dose da vacina, no começo do ano, e que ainda precisa tomar a segunda dose, que está agendada para outubro. Apesar da pouca idade, a jovem já sabe da importância da vacina contra o HPV para sua saúde.  
 
TEC: Neiliane Silva, adolescente.
 
“Eu recomendo, assim… Porque, no futuro, pode ser um grande aliado na saúde da mulher pra prevenir câncer no útero.”
 
 
 
LOC: A vacina é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A meta do Ministério da Saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

 


TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.