AVANÇO: 485 cidades e o Distrito Federal recebem investimentos para modernizar farmácias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os moradores de 485 cidades e do Distrito Federal vão contar com melhorias nos serviços farmacêuticos do SUS. É que foram distribuídos pelo Ministério da Saúde mais de cinco mil computadores e mil e 700 impressoras para modernizar os estabelecimentos de saúde. Além disso, ainda vão ser oferecidas quase quatro mil e 800 vagas para cursos de capacitação de gestores e profissionais que desenvolvem serviços farmacêuticos no Sistema Unico de Saúde. Só na última semana, os novos equipamentos já seguiram para os municípios do Grande ABC paulista, e as regiões metropolitanas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. A aposentada da capital fluminense, Cláudia de Mello, por exemplo,  recebe todos os meses remédios pelo SUS. Para ela, o atendimento já melhorou.
SONORA: aposentada – Cláudia de Mello
 
“Eu creio que sim, porque eu já não necessito mais levar uma xerox da minha receita. Basta que eu leve e pelo computador, pelo meu CPF eles já vêm a minha necessidade de medicação e me atendem bem. Eu não tenho queixas.”
 
REPÓRTER: Ao todo,  foram investidos 14 milhões de reais que vão ser utilizados nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial e nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o investimento vai aprimorar o acesso aos medicamentos
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa
 
“Os municípios vão ter melhores condições de organizar o acesso à distribuição dos medicamentos dentro do Sistema Único de Saúde. Muitas vezes, por falha na programação: não saber como programar, planejar, adquirir no momento certo, distribuir, que quantidade de estoque. Então, todo esse processo, ele reconhecidamente é uma das ações muito importantes para melhorar a eficácia do acesso aos medicamentos dentro do Sistema Único de Saúde.”
 
REPÓRTER: Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena. Para maiores informações acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é:www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.