ARACRUZ (ES): Com infestação de mosquito alta, perigo de Chikungunya na cidade aumenta

Salvar imagem

LOC: O último levantamento realizado pela secretaria Municipal de Saúde de Aracruz apontou um índice de infestação alto para o mosquito que transmite a Dengue, Zika e a Chikungunya. A gerente de vigilância em saúde municipal, Gabriela Maria Seidel, contou que uma funcionária da prefeitura foi infectada pela doença e conta qual o quadro da servidora.

 

SONORA: Gabriela Maria Seidel - gerente de vigilância em Saúde

 

“Os médicos não conseguiam identificar o que era. Foi feita uma sorologia e deu positivo para Chikungunya. Já tem mais de ano que ela tem muitas dores. Já tem quase um ano e ela ainda sente muitas dores, continua em tratamento e só foi descoberto uns quatro cinco meses depois.”

 

LOC: Gabriela aponta que a dificuldade em detectar a doença é a principal preocupação, e que ao atingir o nível crônico, o paciente pode sofrer com o quadro por meses e até ano, como é o caso da servidora. Os principais focos do mosquito em Aracruz, segundo a agente de endemias, Maria José dos Santos, estão nos reservatórios de água que a população tem em casa. Para evitar a Chikungunya, a Dengue e a Zika, Maria dá a orientação necessária para se proteger das três doenças.

 

SONORA: Maria José dos Santos - agente de endemias

“Ela tem que lavar a caixa d’água com a bucha, bastante cloro. Para não posar e depositar os ovos .”

 

LOC: Com a chegada do verão, as condições de reprodução do mosquito se tornam ideais. Com chuvas e altas temperaturas os cuidados precisam ser redobrados. Outras informações podem ser obtidas em saúde.gov.br/combateaedes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.