ARACAJU (SE): Com apenas um Hemocentro, estado consegue suprir carências por inteiro

Local necessita que toda a população participe mais das doações de sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Aracaju é o único local no Estado de Sergipe que possui um Hemocentro para coletar e distribuir sangue para a população. Segundo o Hemocentro Coordenador, uma média de 100 doações dia são registradas no local. Com esses números, Sergipe consegue suprir as necessidades da rede pública para doação de sangue. No dia 14 junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a importância da data, ações para arrecadação de sangue serão feitas por todo o mês. A gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, comenta um pouco sobre a importância de ser um voluntário doador de sangue.

TEC./SONORA:
Rozeli Dantas, Gerente de Captação do Hemocentro.

“O doador voluntário a gente já sabe que é uma doação que dá mais garantia dos exames serem satisfatórios. Então, precisamos, cada vez mais, que esse doador, mesmo que venha de reposição, que se torne um doador voluntário. Se hoje a gente pede pra alguém, amanhã pode ser para um de nós ou nossa família. Então, a gente precisa cada vez mais que compareçam, que salvem vidas.”

LOC.:
Com esse serviço voluntário, um grupo foi criado para recrutar cada vez mais esse tipo de doadores. O Galera Sangue Bom foi idealizado e criado pelo funcionário público Francisco Carlos Filho, de 23 anos, morador da capital. O objetivo do projeto é estimular os sergipanos a doarem sangue. Iniciado com 20 pessoas, hoje o Galera Sangue Bom já possui mais de 100 voluntários. Ele convida quem não é doador para lutar por essa causa.

TEC./SONORA:
Francisco Carlos Filho, funcionário público.

“Continue doando sangue. Você que ainda não é doador, que venha se tornar a ser um doador, porque essa ação ela é de suma importância, e é um gesto muito gratificante e um gesto de amor. Então, a gente convida a todos, quem tiver interesse de conhecer um pouquinho mais do nosso projeto, pode nos procurar através das redes sociais, Facebook Galera Sangue Bom, Instagram Galera Sangue Bom Oficial, pode entrar em contato conosco e será bem-vindo ao nosso grupo. Venha fazer parte também dessa galera, que é sangue bom.”

LOC.: Para doar sangue, você deve estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Coordenador de Sergipe está localizado na Avenida Tancredo Neves, no bairro Capucho. O horário de funcionamento é das sete e meia da manhã às cinco da tarde, de segunda a sexta. O telefone para contato com a unidade é o 3259-3191. Repetindo: 3259-3191. Doe sangue regularmente e ajude quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.