APARECIDA DE GOIÂNIA (GO): Agentes vão recolher pneus para acabar com focos do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aparecida de Goiânia está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Nesta terça e quarta-feira, agentes de combate ao mosquito vão passar por todos os bairros de Aparecida de Goiânia e pretendem recolher cerca de 40 mil pneus, que podem ser criadouros do Aedes. A Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Fagundes, explica a ação.

SONORA: Fernanda Fagundes, Diretora de Vigilância em Saúde

“A gente tem muitas borracharias. A gente faz uma coleta de pneus programada de dois em dois meses. Aí faz de forma geral na cidade toda. A última coleta que a gente fez, a gente coletou 38 mil pneus. E é um trabalho árduo.”

REPORTER: Além recolher pneus, Aparecida de Goiânia também recebe a visita diária de mais de 150 agentes de saúde endemias, que orientam e ajudam a população sobre como destruir os possíveis focos do mosquito. A meta é vistoriar as 242 mil casas de todo o município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Alto Paraíso, Colina Azul e Buriti Sereno estão entre os lugares que mais sofrem com a infestação do Aedes. Além disso, mais de três mil e 900 casos da doença estão sendo investigados na cidade. A principal forma de se proteger de todas as doenças transmitidas pelo Aedes é acabar com possíveis criadouros, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Se você conhece locais que podem ser criadouros do Aedes em Aparecida de Goiânia, e que não tenham condições de serem limpos pela população, basta ligar no Disque-Dengue e solicitar o serviço de limpeza e inspeção. O número é o: 0800 646 2500. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

 Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.