ANANÁS (TO): Boatos afastam meninas entre 11 e 13 anos da vacinação contra HPV, no município

Apenas 4% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em Ananás. A vacina é segura, garante Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No município de Ananás, boatos propagados na mídia sobre reações adversas relacionadas à vacina contra o vírus HPV assustaram os pais e responsáveis da cidade. Por conta disso, a segunda etapa de vacinação está com baixo índice de adolescentes imunizadas. Somente quatro por centos das jovens da cidade tomaram a vacina que previne o vírus causador do câncer do colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no estado do Tocantins, devem surgir cerca de 180 novos casos da doença, neste ano. A enfermeira responsável pela imunização, Elma Baliza, conta que, além dos boatos, os pais não têm conhecimento sobre a vacina e, o quê ela pode prevenir.
 
SONORA: enfermeira responsável pela imunização, Elma Baliza
 
“A maioria não busca ler o que é, o que a vacina previne. Acham que é uma vacina qualquer e esta ali e, se tomar, bem, se não, eles não têm importancia nenhuma. Que eles talvez não conheçam o problema e o que ela pode prevenir”.
 
REPÓRTER: Segundo o ministério da Saúde, para a prevenção de doenças relacionadas ao vírus HPV, as jovens devem tomar as três doses da vacina. Somente a primeira dose não garante a imunização das adolescentes. O médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira, alerta sobre o perigo do vírus HPV e, ressalta a importância da vacina para o futuro das jovens.
 
SONORA: médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira.
 
“A gente sabe que o HPV é um dos principais precursores do câncer de colo de útero e também de outras doenças, outras enfermidades. E, a gente tendo uma população de meninas vacinadas, a gente está prevendo um futuro mais bonito, um futuro melhor para nossas crianças. Então é importantíssimo. A gente aconselha o tempo todo que seja feito”.
 
REPÓRTER: Em Ananás, as jovens de 11 a 13 anos devem procurar a única unidade de saúde, no Centro da cidade, para tomar a segunda dose. Agentes de saúde vão à zona rural para fazer a vacinação. As adolescentes devem apresentar para tomar a dose, carteira de vacinação ou documento de identidade. A imunização é de segunda a sexta-feira, de sete e meia às 11 e meia da manhã e, de uma e meia às cinco e meia da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.