AMAZONAS: Mortes por tuberculose cresceram mais de 16% em um ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Amazonas registrou 2.781 casos de tuberculose no ano passado, uma diminuição de 3% em relação a 2015, de acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde. O estado lidera os casos da doença no país. Apesar dessa redução, o número de mortes aumentou 16,5% no mesmo período, passando de 127 para 148, a maioria na capital, Manaus. De acordo com Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, o tratamento deve ser iniciado logo após o diagnóstico da doença.
 
TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.
“O tratamento está totalmente disponível pelo SUS, é gratuito, portanto, dura no mínimo seis meses. Algumas formas de tuberculose, como tuberculose cerebral, tuberculose óssea, demandam tempo mais prolongado de 12 meses de tratamento, mas em geral, na tuberculose pulmonar, 6 meses de tratamento são suficientes para considerarmos o indivíduo curado.”
 
LOC: Ainda segundo Arakaki, as redes estaduais de saúde contêm orientações específicas para os profissionais que facilitam o atendimento aos pacientes.
 
TEC/SONORA: Denise Arakaki, Coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.
“Para os profissionais de saúde, existe uma série de documentos que deve fazer. Temos um guia de vigilância em saúde, com um capítulo específico para tuberculose: ‘O que nós devemos fazer para controlar a tuberculose? ’. Além disso, temos um manual de recomendações para o controle da tuberculose, que fala sobre diagnósticos, tratamentos, ações programáticas, recomendações sobre pesquisas, sociedade civil, etc.”

 

LOC: O Brasil já anunciou um Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, um acordo global firmado com a Organização Mundial da Saúde. O objetivo é acabar com a doença até 2035. A meta é reduzir o número de 32 casos por 100 mil habitantes para 10 casos por 100 mil habitantes. Para mais informações, acesse: saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.