AMAPÁ: Dois municípios do Estado registraram casos confirmados de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Em 2017 já foram notificados 81 casos de Chikungunya no Amapá. Destes, apenas três foram confirmados: dois em Ferreira Gomes e um em Oiapoque. Os dados são do último boletim epidemiológico da secretaria de Saúde do Estado. A doença preocupa as autoridades de saúde e a população em geral, pois causa fortes dores nas articulações e incapacita quem é infectado, como explica o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz.
 
TEC/SONORA: Kleber Luz, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia
 
“Ela se caracteriza por uma febre alta, pode também ter manchas com coceira no corpo, os olhos podem ficar avermelhados, dor de cabeça, pode ter também náuseas, vômito... mas o que marca a doença é a dor nas juntas. Então as articulações, tanto da coluna, como punho, joelho, tornozelo, podem ficar muito inflamados, com inchaços e uma dor incapacitante.”
 
LOC: Se os sintomas da Chikungunya se prolongarem por mais de 15 dias, por exemplo, há chances dela se tornar crônica, e aí as dores podem permanecer por mais de dois anos! Como recomendam os técnicos em saúde, todo mundo tem que fazer a sua parte para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença. Deve-se continuar tomando as medidas necessárias de prevenção. Afinal, sem o mosquito, não há ameaça! Para prevenir a doença é preciso manter a caixa d’água vedada; as calhas totalmente limpas; se tiver pneus em casa, eles devem estar sem água e em lugares cobertos; as garrafas vazias e baldes devem ficar com a boca para baixo; os pratos de plantas devem ter areia até a borda; se você tem piscina ou alguma fonte de água é preciso tratá-las e higienizar bem as bordas; no que se refere à geladeira, é preciso ter cuidado para que as bandejas fiquem sem água; todos os galões, tonéis, poços e tambores também devem estar bem vedados; os ralos devem estar limpos e com tela; se tiver lona em casa, a mantenha esticada, para não formar poças; mantenha os vasos sanitários sempre com a tampa fechada; e se tiver ar condicionado, deixe as bandejas limpas e sem água. A população tem um papel decisivo no combate ao mosquito, como explica o governador do Amapá, Waldez Góes.
 
TEC/SONORA: Waldez Góes, governador do Amapá.
 
“Se cada um de nós não fizer a parte que nos cabe, como governo, como sociedade, como imprensa, como empreendedores, certamente terá algum vizinho acometido, muitas das vezes, por Chikungunya, por Dengue ou por Zika porque eu não fiz o meu dever aqui na minha casa, eu não eliminei os focos de reprodução do mosquito. Então é importante que esta tarefa seja cumprida por todos nós.”
 
LOC: Então, ajude você também. Cuidados simples e de rotina podem salvar vidas. Sem o mosquito não há ameaça de contaminação. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.